Geral
Alunos fazem plantio de mudas em nova praça do Pró-Morar
Alunos da Escola de Educação Básica Professor Armando Ramos de Carvalho, no Pró-Morar, em Lages, fizeram uma ação simbólica de adoção da praça do bairro, situada em frente à unidade de saúde. Por meio de um projeto desenvolvido na escola, os estudantes puderam sugerir como gostariam que a nova praça fosse projetada e escolher seu nome. Agora, estão vendo a proposta se tornar realidade.
“Com o apoio do poder público e da iniciativa privada, estamos viabilizando isso. Eles [alunos] queriam que tivesse um banco, e uma empresa doou um banco de madeira artesanal”, comenta a supervisora da escola, Velci Vieira. Na tarde de quinta-feira (13), os estudantes fizeram o plantio de mudas de árvores, flores e chás, doadas pelo Horto Municipal.
Além disso, a escola participa do Projeto Lixo Orgânico Zero, por meio do qual transformam os resíduos orgânicos em adubo, utilizando a técnica de compostagem. Este adubo é utilizado na horta da escola, mas parte dele foi levado pelos estudantes para adubar os canteiros da nova praça. “Quando a comunidade participa deste tipo de iniciativa, esta ação contribui para o empoderamento e a sensação de pertencimento ao local onde vivem”, analisa Velci.
Com o simbólico nome de Praça da Paz, o local recebeu um mutirão de serviços. Além do plantio feito pelos estudantes e moradores da comunidade, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Obras, executou trabalhos de melhorias como retirada de entulhos, colocação de terra, limpeza, roçada e produção de canteiros (feitos com bandas de pneus).
“A nossa atitude, enquanto poder público, é tentar otimizar estes espaços, para melhorar sua utilização. A comunidade faz parte desta melhoria e ajuda na conservação. A partir do momento que os moradores interagem e constroem junto, ficam sensibilizados e acabam cuidando e preservando muito mais”, avalia a diretora de Meio Ambiente do município, Silvia de Oliveira.
Trabalhos de reestruturação de praças como este têm sido executados pela Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a comunidade, ao longo do último ano. Além da Praça da Paz, as praças da Bandeira, Joca Neves, da Fraternidade, da rótula de acesso ao Bairro Bom Jesus e o Parque Jonas Ramos, já receberam ações semelhantes.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bela Vista/Pró-Morar, Paulo Morais, a nova praça foi construída em um terreno que, até dois anos atrás, abrigava uma empresa. Com a transferência desta empresa para outro local, o espaço foi transformado e, além da praça (que conta com uma Academia da Melhor Idade), o local também abrigará a Capela Mortuária do bairro, que está em fase de construção.