Geral
Alunos desenvolvem projetos de pesquisa em sala de aula
Depois de seis meses de pesquisa em campo, alunos do Ensino Médio Integral, do colégio Visconde de Cairú, do Bairro Vila Nova, apresentaram o resultado de seus estudos. Três disciplinas tiveram vários temas.
Na de Linguagens, os assuntos foram: “Como que a mídia nos vê” e “O que é ser jovem”; na de Humanas, os temas eram: “Mídias e Redes Sociais”, e o desenvolvimento de um projeto com base em uma ação social. Na disciplina de Ciências da Natureza, pesquisaram sobre: “Será que existe vida fora da Terra?” e “Conscientização e Preservação em torno do Rio Carahá”.
Sobre o tema “Como a mídia nos vê”, a professora de português, Geovana Buttner Oliveira Gasperin, conta que os alunos pesquisaram sobre a Festa Nacional do Pinhão e como o evento deixa a cidade conhecida pelos turistas.
No trabalho de Yasmin de Souza Xavier, sobre a festa, se detectou que os turistas gostam mais das músicas tradicionalistas do evento, apresentadas, principalmente, na Sapecada da Canção Nativa e da Serra Catarinense. “Nossa cultura é muito rica, temos laçadas, músicas, paisagens bonitas e frio. Mas isso está se perdendo na festa e o turista quer conhecer nossa cultura e não ver shows que pode assistir de qualquer lugar”.
Já a pesquisa sobre as mídias, a aluna Susiane Santos, do 2º ano, conta que o objetivo foi encontrar a influência das redes sociais na vida das pessoas. A equipe concluiu que a maioria das pessoas estão mais conectadas com o mundo virtual do que o real, e que elas sabem disso. “A internet tem acesso muito fácil e rápido, por isso, conquistou a maioria das pessoas. Mas é possível encontrar um equilíbrio, pois as redes sociais têm pontos positivos e negativos”, avalia.
Desenvolvimento
Cerca de 30 alunos participaram das atividades. Todos tiveram seis meses para pesquisar os assuntos e as turmas foram divididas em três equipes. Depois do desenvolvimento dos trabalhos, a diretora da instituição, Marilda de Liz Brockveld, percebe que muitos estudantes desenvolveram habilidades para falar em público, trabalhar em equipe, além de aprender a organizar e planejar ações.