Geral
Alesc recebe 50 mil assinaturas pela Defensoria Pública
Florianópolis, 1º/07/2010, Correio Lageano
O projeto de iniciativa popular que cria a Defensoria Pública foi entregue ontem, na Assembleia Legislativa, contendo mais de 50 mil assinaturas (cerca de cinco mil a mais do que o exigido pela Constituição Estadual).
Participaram da entrega integrantes do movimento pela criação do órgão no Estado, universidades, estudantes, movimentos sociais, sindicatos, igreja, defensores públicos de outros estados e demais entidades.
Representando a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as pastorais sociais, Ivonete de Moraes destacou o envolvimento de cerca de 50 entidades na coleta de assinaturas e disse que “a mobilização vai continuar para pressionar, cobrar e exigir urgência na implantação da defensoria pública no estado”.
Santa Catarina é o único estado que ainda não criou a defensoria pública para assegurar o acesso integral e gratuito à justiça. É formada por defensores públicos concursados e com dedicação exclusiva para prestar orientação e defesa jurídica a pessoas sem condições de pagar advogado. O projeto segue agora para apreciação nas comissões de mérito, antes de ser votado em plenário.
Foto:Vagner Dalbosco/divulgação