Geral
Ala da escola Francisco Manfroi, em Lages, ganha cobertura nas obras de recuperação
As obras da ala incendiada da Escola de Educação Básica Francisco Manfroi, no Bairro Santa Mônica, estão avançadas e, nesta semana, as cinco salas de aula ganharam cobertura, o que irá facilitar os trabalhos nos próximos dois meses, de acordo com a Agência de Desenvolvimento Regional de Lages. Esse é o período estimado até a conclusão.
A previsão é de que o trabalho de recuperação da ala, que são cinco salas de aula, banheiros, cozinha e refeitório seja finalizado até o fim do mês de julho, totalizando 150 dias de obras.
A escola Francisco Manfroi sofreu um incêndio criminoso no dia 30 de janeiro, deste ano, causando transtorno para a comunidade escolar que se preparava para o início do ano letivo. Imediatamente, a equipe técnica da ADR, priorizou a recuperação do espaço público, preparando a documentação necessária para buscar a liberação de recursos em caráter emergencial junto à Secretaria Estadual de Educação.
Depois de todos os trâmites serem aprovados, as obras se iniciaram no dia 21 de março e, nesta quinta-feira (3), os trabalhadores concluíram a instalação da cobertura da ala, que precisou ser inteiramente reconstruída.
“Com a cobertura, o trabalho poderá avançar ainda mais, independentemente se o tempo contribuir ou não”, explicou o empreiteiro John Lemos de Oliveira, diante da possibilidade do clima chuvoso de outono e inverno interferir no cronograma das obras.
O orçamento da recuperação emergencial foi de R$ 635.064,75. “Estamos acompanhando a obra toda semana para garantir que a nova ala possa ser entregue para a comunidade escolar no segundo semestre de 2018, diminuindo o transtorno provocado por esse incêndio criminoso”, completa o secretário executivo da ADR Lages, João Alberto Duarte.
Além da Francisco Manfroi, a agência tem trabalhado para encaminhar melhorias em outras unidades escolares da região de Lages. Três escolas já tiveram as reformas licitadas e tiveram ordem de serviço expedidas para início dos trabalhos: Leovegildo Esmério da Silva (São José do Cerrito), Nossa Senhora dos Prazeres (Correia Pinto) e Prof. Ilza Amaral de Oliveira.
O investimento total nestas três escolas chega a R$ 955,3 mil. Em outras três, as melhorias estão em fase de licitação: Padre Antônio Trivellin (Painel), Belizário Ramos e Rubens de Arruda Ramos.