Negócios

Agências da Caixa estendem horário devido ao FGTS

Published

em

Em Lages, movimento nas agência da Caixa foi tranquilo durante todo o dia - Fotos: Núbia Garcia

Em Lages, o número de clientes que procuraram a agência da Rua Nereu Ramos não foi superior ao de um dia comum de atendimento. Nesta primeira etapa puderam sacar apenas clientes que têm conta na Caixa e que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril.

No sábado, antes da abertura desta, cerca de 30 pessoas formavam uma fila. O movimento foi tranquilo, contudo, a agência não informou o número de atendimentos realizados neste dia. Quem entrava no local era recebido por funcionários da Caixa, que ofereciam todas as informações necessárias. Os clientes que têm conta e que nasceram nos meses já citados, eram encaminhados para o Caixa Eletrônico, para consultar sua conta e, quando possível, efetuar o saque.

Quem, por ventura, atendesse aos critérios, mas estivesse com alguma dificuldade, era encaminhado para os guichês de atendimento, no interior do banco. Uma das clientes que estavam na agência no tempo que a reportagem permaneceu no local, preenchia os pré-requisitos, mas não pôde sacar porque seu cartão estava com a data de validade expirada. Ela foi encaminhada para ser atendida por um funcionário, nos guichês, na tentativa de resolver a situação.

O vigilante Alcione Soares dos Santos, 39 anos, aproveitou o sábado de folga para sacar seu FGTS. Ele acompanhou as notícias sobre a liberação do Fundo de Garantia, mas conta que não sabia que os funcionários estariam na agência atendendo à população.

“Vim no banco porque é meu dia de folga, mas fiquei surpreso ao saber que os funcionários estão aqui em pleno sábado, atendendo as pessoas. Isso é muito bom.” O vigilante conseguiu sacar seus R$ 500 e contou que aproveitaria para comprar roupas novas com o dinheiro extra.

Alcione já sacou seu FGTS e aproveitou para comprar roupas novas

O pintor Paulo César Costa, 53 anos, também foi verificar a sua conta, mas não conseguiu sacar. Como nasceu no mês de maio, seu FGTS será liberado somente após o dia 27 de setembro. “As atendentes foram muito atenciosas e me disseram o dia que posso sacar. Quero guardar esse dinheiro pra usar se tiver uma emergência”, afirma, em tom esperançoso.

A auxiliar de lavanderia Denize Andrade, 45 anos, também não conseguiu sacar porque não se encaixa nos pré-requisitos. “O meu saldo libera só no fim do mês. Eu queria saber quando vou receber, mas pretendo deixar o dinheiro na poupança, pra usar quando precisar.”

Paulo não pôde fazer o saque no sábado (14) porque faz aniversário em maio. Ele pretende deixar os R$ 500 guardados para usar em alguma emergência

A Agência Brasil publicou, na semana passada, uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O estudo apontou que quase 10 milhões de brasileiros, cerca de 38% dos que têm direito ao recurso do FGTS, usarão o dinheiro para quitar dívidas.

Atendimento estendido no início da semana

O pagamento do FGTS começou a ser feito na sexta-feira (13). A Caixa fará o depósito automático para quem tem conta poupança em qualquer uma de suas agências, seguindo calendário de mês de nascimento.

A primeira remessa compreende quem nasceu nos primeiros quatro meses do ano. A segunda, que inicia no dia 27 de setembro, abrangerá os nascidos em maio, junho, julho e agosto. Em 9 de outubro será a vez dos nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

De acordo com a Agência Brasil, para as pessoas que não têm conta poupança na Caixa – aberta até 24 de julho de 2019 – ou conta-corrente, o calendário de liberação começa no dia 18 de outubro, para os nascidos em janeiro, e vai até 6 de março de 2020, para os nascidos em dezembro.

Para atender à demanda sem causar transtornos ao atendimento diário, nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17) as agências Caixa trabalharão com horário estendido por duas horas, em cada dia.

Horário estendido

Lages: Na segunda-feira (16) e terça-feira (17) as agências abrem às 9 horas. Até às 11 horas o atendimento será exclusivo para quem buscar informações sobre o FGTS. O expediente encerra normalmente, às 16 horas.

Correia Pinto, Otacílio Costa e São Joaquim: Na segunda-feira (16) e terça-feira (17) as agências abrem às 8 horas. Até às 10 horas o atendimento será exclusivo para quem procura informações sobre o FGTS. O expediente encerra normalmente, às 15 horas.

clique para comentar

Deixe uma resposta