Esportes
Africa do Sul e México fazem jogo de abertura da Copa do Mundo 2010
Já está rolando a bola no gramado do estádio Soccer City, na Cidade do Futebol, na África do Sul, onde acontece a Copa do Mundo 2010. O jogo de estréia é entre a seleção anfitriã e os mexicanos.
Antes do primeiro chute os presidentes da Fifa e da África do Sul, Joseph Blatter e Jacob Zuma, respectivamente, fizeram discursos e homenagearam o país-sede, o ex-presidente Nelson Mandela e cumprimentaram um a um os jogadores que entrariam em campo.
"Parabéns à população sul-africana por ter conseguido organizar esta Copa do Mundo desta forma tão bela", afirmou Blatter. "O espírito de Nelson Mandela está presente no estádio nesta tarde", disse o presidente da Fifa, se referindo à ausência do ex-líder ativista sul-africano.
Jacob Zuma, presidente da África do Sul também homenageou o herói da luta contra o apartheid e aproveitou para declarar aberta a Copa do Mundo de 2010. "Chegou a hora da África, chegou o nosso momento. Declaro aberta a Copa de 2010", disse o presidente.
Na sequência, as autoridades da Fifa e do país-sede foram conduzidos pelos capitães para conhecer os jogadores das duas equipes, minutos antes do início do confronto.
África do Sul e México se enfrentam nesta sexta, às 11h (de Brasília), em Johannesburgo, pelo Grupo A do Mundial. França e Uruguai complementam a chave ainda nesta sexta-feira, às 15h30
Foto: (EFE)