Geral
Acidente destrói radar na BR-282 na Serra Catarinense
Atualização 20h10 (29/1) –
Um Kia, com cinco passageiros, bateu contra um radar de velocidade na BR-282, no Km 179, próximo ao trevo de acesso a Bocaina do Sul, na manhã de terça-feira (29). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista perdeu o controle do veículo e saiu da pista.
As vítimas não sofreram lesões graves e passam bem. Já o radar quebrou e não está mais em funcionamento. A responsabilidade do radar é do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit). Os nomes do motorista e dos passageiros não foram divulgados.
A Assessoria de Comunicação do Dnit em Florianópolis disse que técnicos estão fazendo trabalhos de manutenção na BR-282, justamente em radares, e irão passar pelo Km 179, que é do domínio do Dnit de Lages, para averiguar a situação e ver o que pode ser feito.
Ainda segundo a assessoria, até sexta-feira (1º/2) o radar deve estar funcionando. A BR- 282 possui 106 radares de velocidade e isso significa que a cada 6,4 quilômetros, em média, o motorista vai encontrar um equipamento.
Os acidentes envolvendo radares são comuns mas não há estatísticas. A manutenção é feita pela empresa contratada dentro das necessidades de cada tipo de equipamento. Assim, ocorre manutenção corretiva quando há algum sinistro ou manutenção preventiva que visa a reduzir ou impedir falhas.
Por ser um equipamento para promover maior segurança e inibir acidentes, quem vandaliza e até por acidente derruba um equipamento, pode responder criminalmente por expor os usuários da via ao risco e ter que ressarcir o Dnit pelos danos causados.