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Vestuário foi o item mais vendido neste Natal

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Roupas femininas foram os itens mais vendidos - Foto: Bega Godóy

As compras de fim de ano aumentaram e continuam impulsionando os bons resultados do comércio brasileiro. Pesquisas indicam que os gastos foram maiores com presentes de Natal. Em Lages, de acordo com o diretor-executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages(CDL), Jhonathan Roberto da Silva, as vendas cresceram em 4,7% numa estimativa prevista entre 5% e 6% no período de 1º a 25 de dezembro.

O vestuário foi o item mais vendido, representando 58%, os brinquedos aparecem em segundo, seguidos pelos calçados, em quarto aparecem os eletroeletrônico e em quinto, perfumaria e cosméticos.

Os números coletados pela CDL confirmam as boas projeções tanto para o Natal quanto para o ano de 2019. “É um número animador, pois as vendas vinham de um decréscimo. Neste Natal, as vendas foram bem melhores”, avalia.

A vendedora Franciélle Dal Vesco, da Loja Mega Feirão, no Centro de Lages, comprova a pesquisa da CDL. Ela disse que roupas femininas foram as mais vendidas e quase todas para presentear. “Os vestidos foram as peças mais escolhidas”, explica. Segundo ela, o estoque terá que ser reposto e no dia 2 de janeiro chegam novas mercadorias.

Diante das variáveis como inflação controlada, juros em menores níveis e com uma ligeira recuperação no mercado de trabalho, a intenção de consumo das famílias subiu quase 10% na média do último bimestre, comparando com o mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com pesquisa da Federação Nacional, os resultados positivos de vendas estão vindo com uma base cada vez mais sólida, que deve se estender ao longo do próximo ano.

Dados Nacionais

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que as consultas para vendas a prazo nos 21 dias anteriores ao Natal (entre 4 e 24 de dezembro) — data comemorativa mais lucrativa para o varejo —, cresceram 2,66% na comparação com o mesmo período de 2017.

Este é o segundo ano consecutivo de alta. Nos últimos anos, as vendas a prazo no Natal tiveram o seguinte desempenho: +2,13% (2017), -2,29% (2016), -4,16% (2015), -8,3% (2014), +3,62 (2013) e +3,90% (2012).

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os números refletem o clima de otimismo quanto aos rumos do país. “Após um período de retração da economia, observa-se uma perspectiva positiva do cenário pós-eleições, que estimulou muitos consumidores a irem às compras neste Natal”, avalia.

De acordo com um levantamento da CNDL e do SPC Brasil, o gasto médio do brasileiro com o total de presentes de Natal foi estimado em R$ 115,9. A previsão era de que a data movimentasse cerca de R$ 53,5 bilhões na economia.

Metodologia

O cálculo de vendas a prazo é baseado no volume de consultas para venda a realizadas ao banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional, nas três semanas anteriores ao Natal (entre os dias 04 e 24 de dezembro de 2018), na comparação com o mesmo período do ano passado.Cálculos foram feitos com base em dados da Boa Vista SCPC que revelaram um crescimento de 3,8% nas vendas do setor entre os dias 13 e 20 de dezembro.

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