Geral

Veja o que foi destaque no mês de fevereiro na Retrospectiva 2019

Published

em

CPI durou 180 dias e processo foi encaminhada para o MP - Foto: Núbia Garcia/Arquivo CL

5/2 – Bombeiros de Lages vão para Brumadinho

O rompimento da barragem da Vale, na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, completou 10 dias, no dia 5 de fevereiro e a busca pelas vítimas estava longe do fim. Para se ter uma ideia, depois de oito meses da tragédia, a Polícia Civil encontrou um corpo na área atingida pelo desastre. Ao todo, 270 pessoas foram vítimas, entre mortos e desaparecidos. 

O 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, que tem sede em Lages, enviou cinco bombeiros e o cão Barney para Brumadinho. Devido ao ótimo trabalho prestado na cidade mineira, Barney ficou conhecido nacionalmente. Infelizmente, ele faleceu no mês de maio, em uma busca por uma pessoa desaparecida em um rio no Sul do Estado, em Içara. 


18/2 – Parque Lindolfo Burk é reinaugurado

Depois de quatro anos e meio totalmente interditado, e de 12 anos sem receber eventos oficiais, o Parque de Exposições Lindolfo Burk, em Correia Pinto, foi reinaugurado com a 4ª edição do Rodeio da Integração. Laçadas, gineteadas, churrasco, apresentações artísticas dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) e show com Candieiro, marcaram em grande estilo a volta das atividades no local.

Melhorias do parque custaram R$ 1,2 milhão – Foto: Núbia Garcia/Arquivo CL


19/2 – Tubulação se rompe e água alaga rua do Centro

Olhares curiosos e assustados, tomaram conta da Rua Coronel Córdova, em Lages, no fim da tarde do dia 18 de fevereiro. O rompimento de duas redes de 250 e 400 milímetros de água potável foi o que causou o transtorno.

A água entrou em algumas lojas, invadiu a calçada, os calçadões da Praça João Costa e Túlio Fiúza. O rompimento das redes aconteceu na esquina da Coronel Córdova com João de Castro e envolveu equipes da Polícia Militar e Semasa. Além desses locais atingidos, 12 bairros ficaram sem água e o abastecimento voltou depois de dois dias.

Água entrou em algumas lojas da Rua Coronel Córdova – Foto: Adecir Morais/Arquivo CL


21/2 – Começa CPI do Pronto Atendimento Municipal

Nove testemunhas foram ouvidas na primeira oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada pela Câmara de Vereadores para investigar denúncias contra o Pronto Atendimento Municipal Tito Bianchini, em Lages.

Depois de 180 dias de investigação, a Câmara de Vereadores de Lages encerrou a CPI, que apontou supostos crimes, como, por exemplo: homicídio culposo; transgressão; descontrole no estoque de medicamentos, a ponto de ser dada uma caixa de remédio para um médico e para um funcionário que é dependente químico; ausência de médicos nos plantões, mesmo eles sendo pagos para estarem trabalhando, entre outros. O processo de mais mil de páginas foi encaminhado para o Ministério Público tomar as medidas cabíveis. 


28/2 – Possível cancelamento de voos da Azul preocupa

A Azul Linhas Aéreas, que desde 2016 opera voos regulares em Lages, enviou um e-mail endereçado ao prefeito de Lages, Antonio Ceron, indicando que a companhia poderia cancelar voos regionais no Estado, principalmente em aeroportos de pequenos porte, como o de Lages.

Foi divulgado que isso aconteceria caso o Governo do Estado não renovasse os incentivos fiscais dos combustíveis das aeronaves, que na época era de 3,49%. Em março, o decreto venceria e caso não fosse renovado, o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) passaria a ser de 17%, o que, segundo a empresa, tornaria inviável manter as operações. Isso acabou não acontecendo, pois o decreto foi renovado até o fim deste ano.

Possível cancelamento dos voos gerou preocupação – Foto: Susana Küster/Arquivo CL

clique para comentar

Deixe uma resposta