Economia e Negócios

Vaccarezza diz que discussão sobre aposentadoria fica para depois das eleições

Published

em

Brasília, 17/06/2010, Agência Brasil

 

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), considerou “lastimável” a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa do projeto que recupera o número de salários mínimos que o aposentado tinha quando obteve o benefício. A proposta foi aprovada ontem (16) na Câmara, mas ainda depende de parecer da Comissão de Finanças e Tributação.

 

 

“Não é sustentável um país pagar R$ 80 milhões por uma conta desse tipo. Vamos segurar [a discussão] para depois das eleições”, disse.

 

 

Outra proposta também deverá ficar para depois de outubro: a que trata do fator previdenciário. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o fim do fator previdenciário, e o governo está disposto a encontrar uma alternativa de consenso para a proposta, diante das ameaças da oposição de derrubar o veto.

 

 

“Existe interesse do governo em substituir o fator previdenciário, para não estimular as aposentadorias precoces”, comentou. Entre as propostas que poderão entrar em discussão está a do deputado Pepe Vargas (PT-RS), que defende o chamado 85/95: O fator previdenciário fica extinto quando a soma da idade e do tempo de contribuição for 85 para a mulher e 95 para o homem.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta