Geral
Trabalho contra o tempo para salvar vidas
O cenário está montado. Um acidente entre dois veículos, com colisão em uma casa. Uma vítima inconsciente e sem cinto de segurança está caída dentro do carro. A missão é socorrer o condutor em poucos minutos. Talvez esse seja um dos maiores desafios da ocorrência: trabalhar contra o tempo para salvar uma vida.
Em equipe, o Corpo de Bombeiros Militar de Lages, na Serra Catarinense, analisa a situação e vê qual o melhor caminho para resgatar a pessoa. A simulação é um treinamento para aprimorar as técnicas e também para que os bombeiros possam conquistar uma vaga para o Campeonato Mundial de Resgate Veicular. É a primeira vez que o efetivo de Lages participará. A primeira seletiva acontece em Chapecó e dará a oportunidade para que os militares possam disputar a etapa nacional e, posteriormente, o mundial.
O terceiro sargento Andrino Costa explica que o treinamento é feito com a situação mais difícil e crítica, para que eles estejam aptos a atender diversas gravidades da ocorrência. Eles criam cenários possíveis para que a atividade possa chegar perto da realidade.
Tanto no campeonato quanto na vida real, os bombeiros terão de enfrentar obstáculos e chegar ao resultado final o mais rápido possível.
Os militares chegam no local do acidente, analisam o cenário, dois bombeiros da equipe médica entram no carro e começam a atuação com a vítima, enquanto isso, fora do carro, a outra equipe analisa a melhor maneira de retirar o homem que está inconsciente. As duas equipes avaliam, juntas, como agirão. Depois de marcarem na lataria do veículo os traços, os bombeiros utilizaram uma tesoura combinada e serra sabre, para cortar e abrir espaço para que a vítima pudesse ser retirada. A equipe médica já havia imobilizado o paciente para a retirada com a maca.
Toda a ação aconteceu em aproximadamente 10 minutos. Tempo que eles trabalham no resgate e também minutos que são válidos para concorrerem à uma vaga. Na seletiva, eles participarão de duas provas com tempo de 10 e 30 minutos.
O campeonato
As provas do “World Rescue Challenge”, Desafio Mundial de Resgate Veicular, consistem em resgatar vítimas de cenários que simulam acidentes de trânsito, respeitando protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e usando técnicas, manobras e equipamentos de resgate apropriados.
Há duas modalidades de competição, a categoria Standard, em que os bombeiros precisam resgatar uma vítima de um cenário em determinado espaço de tempo, e a Complexa, em que os cenários são montados com duas vítimas a serem resgatadas.