Geral
Trabalhadores do setor papeleiro votam proposta
Correia Pinto, 29/06/2010, Correio Lageano
Os trabalhadores do setor papeleiro esperam avançar nas negociações de turno. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Papel e Cortiça de Correia Pinto(Sindicop), Pedro Flores de Oliveira, a Klabin já apresentou uma proposta para os funcionários que foi votada ontem na sede do sindicato e terá o resultado apresentado hoje.
O presidente explica que a proposta da Klabin é que os trabalhadores façam o turno 6X4, ou seja, aquele em que o funcionário trabalha seis dias e folga quatro. A proposta também prevê a contratação do “tirador de férias”, (aquele funcionário que é contratado para que quando algum funcionário saia de férias, o turno de trabalho dos demais não seja alterado). Segundo Flores, se a proposta for aceita deverão ser oferecidas mais 12 novas vagas de emprego.
A queda de 50% na bonificação em caso de promoções também faz parte da proposta.
O presidente ressalta que a decisão é da categoria, mas ele avalia a proposta como positiva. “O horário ficará bom para a categoria e haverá novas contratações”, ressalta.
A primeira assembleia para definir as negociações de turno foi realizada em 26 de março. Para a finalização desta etapa, faltam a votação dos trabalhadores e a apresentação da proposta da Kimberly.
Flores acredita que a Kimberly apresentará como proposta o turno de 6X2 ou 6X1, que é o modelo antigo e segundo Flores também tem suas vantagens. “Teremos que aguardar”, comenta.
Após a finalização das negociações de turno, devemos iniciar as negociações salariais”, finaliza.
Foto: Deyse Pessoa