Geral

Teste do pezinho precisa ser agendado pelo telefone (49) 3251-7977

Published

em

Várias doenças podem ser diagnosticadas pelo teste do pezinho / Foto: PML / Divulgação

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde – programa Cresça Melhor, faz um apelo aos pais de recém-nascidos, para que não deixem de realizar a triagem neonatal, conhecido como teste do pezinho em seus filhos, imprescindível para se detectar anormalidades na saúde da criança. “Mesmo em tempos de isolamento social e combate ao novo Coronavírus, os pais não precisam temer porque estamos tomando todos os cuidados necessários para evitar o contágio, sem aglomerações e medidas rigorosas de higiene durante as coletas”, destaca a coordenadora do programa, Marcella Proença Palma Nunes.

A coleta deve ser realizada após a alta da maternidade, entre o segundo dia até no máximo cinco dias. Muitas doenças graves que não podem ficar sem o devido tratamento são detectadas através deste exame. “Nas últimas semanas percebemos uma leve queda nos agendamentos, o que está nos preocupando, por isso estamos fazendo este alerta aos pais”, argumenta Marcella.

O agendamento pode ser feito através do telefone (49) 3251-7977. O Programa Cresça Melhor – Centro de Referência Especializado à Saúde da Criança e do Adolescente, desenvolvido pela Prefeitura de Lages, permite a articulação em rede, melhorando e ampliando o atendimento de crianças e adolescentes por equipe multiprofissional.

A sede do programa está localizada na rua Fausto Souza, 300, com atendimento direto das 8h às 17h. Já o acesso ao programa se dará através de avaliação e encaminhamento de Unidades Básica de Saúde, UPA, CAPS e Policlínica Municipal, via Sisreg (sistema on-line do SUS). “Lembramos que as consultas eletivas estão suspensas temporariamente seguindo o decreto do prefeito Antonio Ceron, enquanto durar a pandemia do coronavírus. Estamos atendendo apenas testes do pezinho e fórmulas especiais”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Lages

clique para comentar

Deixe uma resposta