Geral
Tempestade tropical pode parar combate a desastre no Golfo do México
Miami, 26/06/2010, (EFE)
A tempestade tropical "Alex", a primeira da temporada de furacões do Atlântico, ameaça Belize e a península de Iucatã, que estão sob alerta, e pode interromper os trabalhos contra o vazamento de petróleo no Golfo do México.
Com ventos máximos sustentados de 65 km/h, é possível que "Alex" se intensifique antes de chegar à costa, como informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos em seu último boletim, emitido neste sábado às 9h (Brasília).
A tempestade se desloca para oés-noroeste a 13 km/h e seu centro, à essa hora, estava a 320 quilômetros do leste da Cidade do Belize e 360 quilômetros a lés-sudeste de Chetumal.
As previsões indicam que "Alex", que se formou no oeste do Caribe, pode chegar esta noite ou no domingo em Belize e na costa leste de Iucatã.
É previsível que, uma vez em terra, perca força até se tornar depressão tropical, mas também que se intensifique quando desemboque nas águas quentes do Golfo do México rumo à fronteira do México com o Texas (EUA).
Nessa trajetória, "Alex" poderia interromper os trabalhos de limpeza feitos pela BP para frear o derramamento de petróleo no Golfo do México e ainda prejudicar a produção das plataformas de petróleo na região.
O Governo de Belize emitiu um aviso de tempestade tropical para a sua costa, e o México para a costa leste da península de Iucatã, de Chetumal a Cancún.
Foto: (EFE)