Geral
Serra Catarinense com baixas temperaturas ao amanhecer
Nesta quinta-feira (05), a previsão é de nebulosidade intercalada com curtos períodos de sol em praticamente todas as regiões de Santa Catarina. Há condição de chuva fraca e isolada, em algumas áreas do Estado, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. O amanhecer continua com baixas temperaturas. As máximas não devem ultrapassam 17°C na região da Serra Catarinense.
A mínima foi registrada no Vale do Cruzeiro, em São Joaquim, foi de 0,3ºC, segundo dados da Rede de Estações Keiser. Além disso, houve formação de geada durante a madrugada, mas um nevoeiro que se formou ao amanhecer acabou dissipando toda a geada. Essa foi a segunda geada de setembro somando-se a 67 dias de geada em 2019.
Com isso, apenas nos campos mais isolados, próximos aos vinhedos de São Joaquim, é que ainda foi possível registrar uma fina camada de gelo sobre a vegetação rasteira nas primeiras horas do dia.
Na sexta-feira (06), áreas de baixa pressão continuam a favorecer precipitação e nebulosidade intercaladas com aberturas de sol nas regiões do Extremo Oeste ao Litoral Sul. Nas demais áreas, variação de nebulosidade e chuva fraca devido a circulação marítima. Os ventos sopram do quadrante nordeste e contribuem para elevação das temperaturas na porção oeste, atingindo máximas de 28°C no período da tarde. As temperaturas mínimas serão em torno de 4°C na Serra Catarinense, 13°C na faixa litorânea e porção oeste e 7°C nas demais regiões.