Geral
Segunda-feira de sol na Serra Catarinense
A segunda-feira (23) que começou com temperaturas mínimas de 7,8 °C na Serra Catarinense com máximas na casa dos 25°C em Lages. A semana segue com predomínio de sol em Santa Catarina.
Para a terça-feira (24), e feriado de Natal, quarta-feira (25), a previsão de tempo estável com predomínio de sol, calor típico de verão, em todas as regiões catarinenses. Não há condições para chuva devido a atuação de uma massa de ar mais seco.
O verão catarinense
O verão que começou oficialmente no Hemisfério Sul no último domingo e estende até o dia 20 de março de 2020, será quente com chuva dentro da normalidade em Santa Catarina.
Os meteorologistas da Epagri/Ciram, Marilene de Lima e Clóvis Corrêa explicam que nos próximos três meses a previsão é de chuva dentro da média climatológica em todo o Estado. “Nesta época, as trovoadas com pancadas de chuva serão frequentes, ocorrendo principalmente na tarde e noite, com valores mais significativos em algumas localidades do que em áreas próximas. Dias consecutivos de chuva poderão alternar com períodos de dias mais secos”.
No mês de janeiro, aumenta a incidência de temporais com raios, granizo e ventania em Santa Catarina. Por vezes ocorrem acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo.
Climatologia (o que se espera para época do ano)
Em janeiro e fevereiro, o regime de verão já está estabelecido e as chuvas convectivas (curta duração) ocorrem com maior frequência entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada, com média mensal de 150 a 190 mm do Oeste a Serra Catarinense e no Litoral Sul, chegando a 200 e 250 mm na Grande Florianópolis e Litoral Norte, em janeiro. Em fevereiro, a média mensal é de 150 a 170 mm na Serra e chega e 190 a 210 mm no Oeste, Meio Oeste e no Litoral.
Em março as chuvas de verão diminuem e, principalmente a partir da segunda quinzena, as frentes frias chegam com maior frequência ao Sul do Brasil e são responsáveis pela maior parte da chuva no Estado, com média mensal variando de 100 a 130 mm do Oeste a Serra Catarinense e variando de 150 a 210 mm no Litoral do Estado.
A chuva mais significativa no trimestre em Santa Catarina, normalmente ocorrem devido à passagem de frentes frias pelo litoral e, episódios de chuva mais intensa ocorrem no Oeste e de Laguna ao norte (Grande Florianópolis e Litoral Norte) em janeiro e fevereiro. Em janeiro as condições atmosféricas são pouco favoráveis aos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil.
Temperatura
A previsão para os próximos três meses é de temperatura acima da média climatológica em Santa Catarina. No trimestre as massas de ar quente atuam com frequência e são esperadas pelo menos duas ondas de calor com temperatura alta durante alguns dias consecutivos, principalmente em janeiro em anos de neutralidade. Ressalta-se que podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, com geada fraca e isolada nas áreas altas da Serra Catarinense.