Economia e Negócios
Saldões de início de ano movimentam comércio
Pesquisa em uma loja, vê o preço atrativo de um produto em outra, mãos cheias de sacolas e lojistas contentes com o resultado da liquidação. Assim foi a sexta-feira em Lages. Mais de cinco redes de lojas abriram as portas cedo, com preços de alguns produtos abaixo do convencional.
A gerente de loja, Daiane Bourscheid, prevê que o resultado das vendas seja, em média, 30% superior, se comparado a janeiro de 2017. Neste ano, até produtos que estavam no depósito foram retirados para venda. O gerente de loja, Jorge de Camargo Cardoso acredita que as vendas sejam superiores a 15%, porém com o objetivo de chegarem a 20%. Os dois gerentes dizem que os produtos mais vendidos são os eletroportáteis, linha branca (lavadoras e geladeira) e móveis. Na loja de Cardoso, a linha automotiva também teve boa saída.
Alerta_ Porém, dentre a vontade de comprar e não passar o ano com o salário todo comprometido, o economista Flávio Valente alerta para que as pessoas façam pesquisa de preço, pois, dependendo do valor e da forma de pagamento, há como adquirir fora do período das liquidações. “O comércio aqui no Brasil pega carona dessas promoções, muito comuns nos Estados Unidos, especialmente. Só que aqui a coisa não funciona da mesma forma que lá, eles usam como chamariz ao consumidor, mas não, necessariamente, confirma essa baixa de preço como tentam induzir”.
Valente destaca que, em alguns casos, o cliente pode comprar pelo mesmo preço, após a promoção “É uma questão de negociação. O aconselhável, antes de comprar, é dar uma olhada no comércio, pois sempre se acha uma oferta boa.” O economista lembra que o perfil do consumidor brasileiro é comprar parcelado no cartão, por isso, a importância de adquirir o que realmente é necessário para evitar contas a longo prazo.