Geral
Sábado será dia de doação no Hemosc Lages
Motivado por uma campanha dentro da empresa para ajudar o parente de um amigo, Aziz Abou Hatem doou sangue pela primeira vez há oito anos. Hoje, com 52 anos, o engenheiro agrônomo segue doando sangue uma vez por ano.
O exemplo de Aziz merece ser seguido e, para quem usa a desculpa que durante a semana não tem tempo, pode se programar, afinal, neste sábado (13) é o dia D para doação de sangue no Hemocentro de Lages. Os doadores podem ir ao Hemosc, no Centro da cidade entre 8 às 12 horas.
A assistente social, Jady Mabilia, comenta que o mês de abril está sendo de baixa captação, por isso a importância das pessoas procurarem o Hemosc. Os sangues de tipagem negativa são os que estão mais em falta. O ideal é que 40 doações sejam feitas por dia, porém, nos últimos dias, em média de 30 doações estão sendo captadas.
O dia D deste sábado, segundo Jady, é para preparar o estoque de bolsas de sangue para o feriadão, afinal, nos próximos dias será celebrada a Semana Santa, aumenta o fluxo nas estradas e o risco de acidentes, além de diminuir a quantidade de doadores no Hemosc.
Perguntas frequentes
Até que idade se pode doar sangue?
A atual legislação brasileira permite que se doe sangue até os 69 anos, 11 meses e 29 dias, porém a primeira doação deve ser feita até 60 anos, 11 meses e 29 dias. Este limite visa proteger a saúde do doador. No caso de doação autóloga (doar para você mesmo) não há limite de idade.
Como uma empresa pode colaborar com o Hemosc?
A empresa poderá colaborar participando de campanhas, estimulando seus funcionários a doar sangue, assim participando do Projeto Empresa Solidária e trazendo para o Hemocentro. Mais informações no link http://www.hemosc.org.br/projeto-empresa-solidaria.html
Doar sangue é seguro?
Sim, doar sangue é seguro. Não existe nenhum risco de contrair uma doença infecciosa doando sangue. Entretanto, existe um pequeno risco de que o doador possa sentir algum mal-estar durante ou logo após a doação, especialmente nas primeiras vezes que ele doar, porém, os serviços se preocupam com isto, observam e cuidam para que os doadores nada sintam ou se sentirem, para que sejam bem assistidos até plena recuperação.
O menor de 18 anos pode doar sangue? E se tiver autorização dos pais ou responsável?
Sim, menores com 16 e 17 anos podem doar sangue mediante documento que comprove emancipação ou com a presença e autorização escrita dos pais e/ou responsável legal.
O que acontece com o sangue do doador?
O sangue doado, juntamente com as amostras colhidas para exames são encaminhados aos laboratórios. A bolsa de sangue coletada será fracionada (dividida) nos hemocomponentes e ficará aguardando o resultado do voto de autoexclusão, tipagem sanguínea, pesquisa de anticorpos irregulares, pesquisa de hemoglobinas anormais e a conclusão dos testes de triagem sorológica (HIV 1 e 2; Hepatite B e C; HTLV I e II; doença de Chagas e Sífilis), somente após o resultado dos exames negativos, o sangue será encaminhado para hospitais e clínicas para ser transfundido no paciente.