Geral

Romaria da Terra e das Águas espera por 10 mil romeiros

Published

em

Foto: Nubia Garcia

São José do Cerrito vai ser palco da 25ª Romaria da Terra e das Águas de Santa Catarina, que acontece no próximo domingo (15) e tem como tema “Semeando vida no campo e na cidade”. Promovido pela Diocese de Lages, o evento deve reunir cerca de 10 mil romeiros, segundo estimativa da organização. Na manhã de terça-feira (10), o bispo dom Guilherme Werlang promoveu um café da manhã para divulgar a ação.

Na Igreja Católica, as romarias têm sentido simbólico, relacionando à marcha da humanidade com as transformações na vida pessoal e em sociedade. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra, as romarias tradicionais buscam o altar e o santo, e as Romarias da Terra, que têm como foco o coletivo e a realidade do povo, introduziram a palavra como reflexão.

O bispo Dom Guilherme afirma que a Romaria é um convite justamente para refletir sobre a situação da terra e das águas, que estão passando por intenso processo de devastação pelas mãos humanas. Para ele, é necessário que cada pessoa assuma uma postura cercada de ações e valores que visem ao desenvolvimento integral e sustentável.

“A Romaria da Terra e das Águas não é só para quem mora no campo, agricultura familiar, sem-terra, ou os pobres da terra. É para todos aqueles que têm a consciência que não vivemos na Lua nem em Marte, nós vivemos no planeta Terra, a nossa casa comum. Se nós não preservarmos a Terra, morremos”, comenta.

A romaria terá início às 8 horas de domingo (15), mas, antes disso, no sábado (14) à noite, jovens da Igreja Católica participarão de uma vigília, promovendo oficinas sobre o tema. Até o início da semana, havia cerca de 350 jovens inscritos para a vigília.

Quinta edição promovida pela Diocese de Lages

Ao longo de 33 anos, Santa Catarina já realizou 24 Romarias da Terra e da Água, sempre abordando temáticas que contribuem para a mobilização e conscientização social, sobretudo a respeito dos cuidados com o meio ambiente. A última edição aconteceu em setembro de 2017, no município de Pescaria Brava, que pertence à Diocese de Tubarão, e reuniu cerca de 10 mil romeiros.

A Romaria em São José do Cerrito será a quinta promovida pela Diocese de Lages. As anteriores aconteceram nos municípios de Otacílio Costa (1991), Curitibanos (1998), Lages (2000) e Correia Pinto (2007).

Tradicionalmente, a Romaria da Terra e das Águas em Santa Catarina é realizada em setembro, nas proximidades da festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada no dia 14. O dia 15 também é uma data especial, pois é o dia do nascimento de São João Maria.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta