Turismo
Rio Rufino quer explorar potencial do Morro das Torres, na Serra Catarinense
Os municípios de Urupema e Rio Rufino, na Serra Catarinense, dividem o Mirante do Morro das Torres. Por muito tempo somente Urupema se beneficiou desse ponto turístico, agora, Rio Rufino também quer explorar o potencial do local.
As temperaturas no Morro já chegaram a 17ºC negativos com sensação térmica de 30ºC negativos. Além disso, é considerado um dos pontos mais altos do Sul do Brasil. Com esse histórico o local tornou-se famoso em todo o Brasil e ganha destaque a cada inverno.
Segundo informações do secretário de Turismo de Urupema, Antenor Arruda, cerca de 90% do espaço pertence a Urupema. Com isso, apenas 10% fica no território de Rio Rufino. Em contrapartida, o secretário de Turismo de Rio Rufino, Paulo Nunes, explica que conforme o mapa, a entrada e o estacionamento do Mirante Morro das Torres pertencem ao município de Rio Rufino.
Embora o Mirante tenha sido construído e mantido por Urupema, a ideia segundo Paulo Nunes, é colocar um termômetro para que turistas ao chegarem no Mirante possam saber que o local também pertence a seu município (Rio Rufino). Assim como Urupema é considerada a cidade mais fria do país, Rio Rufino, também oferece atrações para quem busca por ares mais gélidos.
O Morro das Torres é o limite entre os dois municípios. Para atrair mais a atenção do turista, na estrada de acesso, foi construída uma pracinha, e instalado um termômetro. Inclusive, a obra contou com a parceria da Prefeitura de Urupema. A ideia é que o nome da cidade de Rio Rufino também seja mais divulgado. “Estamos propondo que Rio Rufino seja o sobrenome de Urupema” comenta Nunes.
De acordo com Antenor Arruda a obra do Mirante foi toda construída e custeada pelo município de Urupema. Valor foi de cerca de R$ 245 mil. O terreno pertence a uma propriedade particular, porém, o município tem a concessão. Por isso é responsável pela manutenção da infraestrutura, bem como, pelo pagamento mensal de cerca de R$ 700 ao proprietário.
Rota das Araucárias
Além disso, Paulo Nunes ressalta que Rio Rufino integra a Rota das Araucárias, onde oferece roteiros ecológicos junto a Urupema e Painel. Lançada em agosto do ano passado, a rota tem como com objetivo integrar o turismo nos municípios com apoio das prefeituras.
Juntos, os municípios conseguem aumentar a oferta de serviços turísticos como hospedagem, alimentação e visitação a pontos turísticos. Segundo o secretário de Rio Rufino, a Rota das Araucárias une forças para o desenvolvimento da atividade turística com sustentabilidade social, econômico, histórico e ambiental.
Os municípios são interligados, sendo por limites territoriais ou por atrativos turísticos, a exemplo do Morro das Torres que une os municípios de Rio Rufino e Urupema e também pelas grandes reservas de araucárias em Urupema e Painel. Um dos maiores desafios é desenvolver o turismo integrado nas quatro estações.
Pontos Turísticos
Painel: O município possui atrativos turísticos como a Fazenda Grande; Cemitério Secular; Corredores de; Taipas; Cachoeiras e Produção de Trutas, além de ser o maior produtor de Pinhão do Brasil.
Urupema: O município tem a Cachoeira que Congela, Morro das Torres, Observação de Pássaros, Praça Central da Cidade, é considerada a cidade mais fria do Brasil.
Rio Rufino: O município contempla o Turismo de Natureza. O visitante poderá fazer um passeio pelas inúmeras cachoeiras, montanhas e cavernas, com diversas atividades, cavalgadas, voo Livre, trekking, rappel, pesca esportiva e turismo rural. Ostenta o título de Capital Nacional do Vime e possui a maior Fábrica de Cestas em Vime do Brasil.
Rio Rufino
Região Turística: Serra Catarinense
Área: 282.504 km (fonte IBGE/2016 )
População: 2.489 habitantes (fonte IBGE/2017 )
Latitude: 27°51’38
Longitude: 49°46’45
Altitude: 860m
Cidades próximas: Bom Retiro, Bocaina do Sul, Painel, Urupema, Urubici.
Principais categorias de turismo
- Cachoeiras e Cascatas
- Pesca
- Esculturas e Monumentos
- Rios e Corredeiras
- Passeios e Aventuras
Urupema
Região Turística: Serra Catarinense
Área: 350.037 km (fonte IBGE/2016 )
População: 2.487 habitantes (fonte IBGE/2017 )
Latitude: 27°57
Longitude: 49°52
Altitude: 1m
Cidades próximas: São Joaquim, Rio Rufino, Bocaina do Sul, Painel, Urubici.
Principais categorias de turismo
- Pesca
- Passeios e Aventuras
- Cachoeiras e Cascatas
- Trilhas
- Ginásios e Estádios
Fonte: Guia Turístico dos municípios de Santa Catarina