Geral
Recém nascido é salvo por Bombeiro via telefone
O áudio de um atendimento feito pelo Corpo de Bombeiros de Lages durante esta semana, no qual um soldado ajuda a salvar a vida de um bebê de sete dias, foi liberado nesta sexta-feira (19), apesar de o fato ter acontecido na terça-feira (16).
O áudio mostra que o soldado Ozair Hoffmann da Cruz Junior passou orientações por telefone a uma mãe apavorada. A mulher estava em casa junto ao marido e o pequeno Arthur, de 7 dias, que se afogou enquanto dormia no carrinho de bebê e não conseguia mais respirar.
O militar acalmou a mãe, passou os procedimentos corretos e ficou na linha até a mãe descobrir o estado da criança e até que os bombeiros chegassem à residência. Graças ao procedimento, a criança voltou a respirar. Em poucos minutos, uma unidade de suporte avançado (USA), que é uma UTI móvel e conta com médico, enfermeiro e os equipamentos necessários, foi enviada.
Dias depois, a mãe enviou um agradecimento por meio de áudio para a corporação. “Salvou a vida do meu filho num momento tão desesperador,” disse. E isso, segundo relato dela, só aconteceu porque o bombeiro foi competente e teve muita calma.
Chamado
O chamado de socorro aconteceu por volta das 19h40 de terça-feira (16), o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, com sede em Lages, foi acionado pela central de ocorrências (Cobom) do telefone 193, que informou sobre o engasgamento de uma criança de sete dias de vida.
“A senhora deve colocar a criança nos braços, com a barriga para baixo, abrir a boquinha dele e bater nas costas, entre as costas e a nuca, para que ele volte a respirar”, orientou o soldado BM Hoffmann que é graduado em enfermagem e especialista em urgência e emergência. Ouça:
Como agir ao perceber uma criança engasgada
Ao primeiro sinal de engasgamento, a recomendação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina é que os responsáveis acionem as equipes pelo telefone 193; verifiquem os sinais de pulsação e respiração; além disso, é de extrema importância que se mantenha a calma para passar as informações necessárias aos bombeiros militares – endereço, número do telefone de contato, ponto de referência – e também, com tranquilidade, repassar a alguém próximo as orientações para realizar o que é indicado pelo atendente.