Festa do Pinhão
Recanto do Pinhão, lageanos e turistas aproveitam programação
Quem passar próximo ao Terminal Urbano, no Centro de Lages, irá perceber uma estrutura diferente na Praça Vidal Ramos Sênior. Um portal dá a informação ao visitante de que, naquele espaço, acontece o Recanto do Pinhão Aracy Paim.
Um cenário preparado especialmente para celebrar a Festa Nacional do Pinhão no coração da cidade. O recanto é conhecido por ser uma extensão da festa, além de manter a tradição de Aracy Paim, a de comer o pinhão com as pessoas no Centro. Para muitos, o Recanto é o esquenta para a festa, mas também a chance de curtir, de graça, dezessete dias de programação diferenciada.
Além dos ritmos que dão o tom das danças durante às tardes e noites, outros fatores chamam a atenção e atraem turistas e lageanos. A arte feita com as mãos é sinônimo de reconhecimento das artesãs lageanas. É nestes produtos que elas colocam seu amor, carinho e a identidade da Serra, para que turistas e moradores levem como lembrança para casa.
Os artesanatos regionais estão sendo expostos por 39 artesãs de grupos e independentes, das 10 horas até às 21h30min. São artes com valores de R$ 3,00 a R$ 150,00. Os detalhes encantam. São produtos feitos com pinhão, itens reciclados, crochê, tricô, tecidos, linhas, tintas e até alimentos artesanais, todos produzidos pelas mãos de mulheres lageanas que dedicam seus tempo para preservar os trabalhos manuais.
Madeleine Patricio Martins é artesão há quatro anos, mas é a primeira vez que tem a oportunidade de expor seus trabalhos no Recanto. Para ela é a chance de divulgar seus laços e também garantir maior rotatividade de seus produtos.
A artesã do grupo Tramatusa, Neide Vassen, explica que o Recanto está surpreendendo, pois muitos lageanos procuram os artesanatos.
PROGRAMAÇÃO
18 de junho
10 horas – Fundação Cultural/ Escola de Artes
14 horas – Fundação Cultural/ Escola de Artes
15 horas – Os Gaudérios do Fandango
16 horas – Musical Raízes Sertanejas
17 horas – João Lucas e Gabriel
18 horas – Victor Colombo
19h30 – Grupo Moda Boa
19 de junho
10 horas – Fundação Cultural/ Escola de Artes
14 horas – Fundação Cultural/ Escola de Artes
15 horas – Zé Carlos e Alexandre
16 horas – Grupo Ronda Redonda
17 horas – Leander Sá
18 horas – Adriano Posai e Pátria Sulina
19h30 min- Marcelo Oliveira
20 de junho
10 horas – Fábrica de Gaiteiros – Sesc Lages
14 horas – Coral Vozes da Liberdade
15 horas – Dançar Passarela
16 horas – Fábio Soares
17 horas – Gilmar Goulart
18 horas – Jones Andrei Vieira
19h30 – Tchê Loco