Geral
Rangel e Barney vão hoje para Brumadinho
O rompimento da barragem da Vale, na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, completa 10 dias nesta terça-feira e a busca pelas vítimas ainda está longe do fim. Segundo dados oficiais até ontem foram registrados 134 mortos, sendo que 120 já foram identificados, mas ainda há 199 desaparecidos. Para contribuir com os trabalhos de resgate, o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, que tem sede em Lages, vai enviar cinco homens que ajudarão na operação.
Os bombeiros acionados para atuar neste tipo de operação são os que possuem formação no curso de Resgate com Intervenção em Áreas Deslizadas. Ao todo, o 5º Batalhão conta com 17 especialistas neste tipo de resgate, mas, inicialmente, apenas cinco irão a Brumadinho.
O primeiro a embarcar para a cidade mineira, nesta terça-feira (5), é o soldado Luciano Rangel, que junto ao cão Barney auxiliará nos resgates. Eles permanecerão em Minas Gerais por oito dias e, no dia 13, devem retornar para Lages para descansar. Se for necessário, poderão ser acionados novamente.
No dia 12 de fevereiro será a vez do 1º tenente Rubens José Babel Junior, so cabo Giovane José Giacomini e sos soldados Diego Moreira e André Fortuna Figueiredo de Souza, deslocarem-se para Brumadinho. Eles atuarão na operação por um período entre oito e dez dias e, em seguida, também voltam para Santa Catarina.
O comandante da 1ª Companhia do Corpo de Bombeiros, Capitão Ivonilson Varela Duarte, explica que, por se tratar de uma ação grande magnitude, que gera muito estresse para os bombeiros e também para os cães, o tempo de atuação é limitado.
“Eles ficam lá no máximo por 10 dias. Posteriormente esta equipe é rendida por outra equipe, que fica mais 10 dias, e assim sucessivamente. Isso acontece devido à grande carga de estresse e também pelo grande esforço físico”, explica.
A escolha dos bombeiros militares que atuarão na operação foi feita de modo que sua ausência não nem atrapalhe as atividades diárias nem sobrecarregue as corporações onde atuam, por isso, a equipe de 5º Batalhão está enviando para a operação dois bombeiros de Lages, um de São Joaquim e dois de Rio do Sul, neste primeiro momento.
Segundo Rangel, o trabalho com o cão Barney seguirá padrões internacionais preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), na qual dois cães trabalham juntos e um indica o local onde pode estar uma vítima, e outro faz a confirmação.
NOME: Luciano Rangel
IDADE: 28 anos
NATURALIDADE: Lages
CIDADE EM QUE ATUA: Lages
BATALHÃO: 5º BBM – Lages
“De certa forma me sinto lisonjeado por trabalhar nessa operação, mas não há glória nenhuma em atuar em uma tragédia deste nível. Eu, como profissional, me sinto feliz e bem porque vou estar amenizando a dor e o sofrimento destas famílias, trazendo alento pra eles num momento tão difícil. É um momento que todo mundo sabe que um dia vai passar [morte], mas ninguém espera que seja dessa forma. Isso [participar da operação] me motiva pra treinar e buscar cada vez mais excelência no serviço prestado pra nossa população”.
NOME: Diego Moreira
IDADE: 29 anos
NATURALIDADE: Lages
CIDADE EM QUE ATUA: Lages
BATALHÃO: 5º BBM – Lages
“Me sinto extremamente grato pela confiança no meu trabalho e pela oportunidade de poder dar a minha contribuição. Certamente será uma grande experiência para a carreira e para a vida, a expectativa é grande e a responsabilidade maior ainda pela missão que teremos pela frente. O momento é de muita tristeza, porém buscaremos trabalhar incansavelmente nas buscas para trazer alento às famílias”.
NOME: André Fortuna Figueiredo de Souza
IDADE: 26 anos
NATURALIDADE: São Joaquim
CIDADE EM QUE ATUA: São Joaquim
BATALHÃO: 5º BBM – Lages
“Fundamental poder apoiar o povo do estado de Minas Gerais. Espero que a gente possa fazer a melhor atuação possível, minimizar o sofrimento dos familiares das vítimas o mais rápido possível. Sei que não vai ser nada fácil, vai ser uma das experiências mais diferentes para mim, mas essa é a missão que a gente assumiu e me sinto muito honrado e orgulhoso de ter sido convocado para poder fazer parte”.
NOME: Giovane José Giacomini.
IDADE: 33 anos
NATURALIDADE: Rio do Sul
CIDADE EM QUE ATUA: Rio do Sul
BATALHÃO: 5º BBM – Lages
“Me sinto muito contente por poder fazer parte da equipe que atuará lá. Com a minha ida espero pode trazer um pouco de conforto e esperança às famílias de Brumadinho. Darei o máximo de mim para desempenhar a função ao qual fui designado”.
NOME: Rubens José Babel Junior
IDADE: 32 anos
NATURALIDADE: Blumenau
CIDADE EM QUE ATUA: Ituporanga
BATALHÃO: 5º BBM – Lages
“É uma oportunidade única, muita experiência vamos ter, mas é um cenário de desastre. Vai ter muito trabalho e cada vez fica mais difícil, pois aquele rejeito de minério vai se solidificando e fica mais difícil procurar as pessoas, mas a gente tem técnicas para que essa solidificação seja transformada de novo num fluído. A gente vai trabalhar, mas quanto mais passa o tempo passa, mais difícil fica. Vamos na semana que vem e certamente o cenário vai piorando a cada a cada minuto”.