Geral

Quem não ouve ou fala também pode acionar a emergência

Published

em

Ao baixar o aplicativo, usuário precisará preencher um cadastro, que será avaliado pelo Corpo de Bombeiros, a fim de evitar fraudes - Foto: Núbia Garcia

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina criou um sistema operacional inédito no País. O SOSurdo é uma ferramenta inovadora de acessibilidade e inclusão, que permite que pessoas com deficiência auditiva ou de fala possam acionar o serviço de socorro. A iniciativa é inovadora pois, até então, o acionamento de equipes de emergência só podia ser feito por ligação telefônica.

Oferecido gratuitamente à população, o aplicativo está disponível para Android e iOS, e é de fácil utilização. Caso o usuário não saiba ler em português, o aplicativo conta com uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para começar a usar, basta fazer o download na loja de aplicativos do smartphone.

De acordo com o chefe da seção de Sistemas de Emergência do Corpo de Bombeiros, primeiro-tenente Marco Aurélio Lima Massarani Costa, no primeiro acesso, o usuário precisará preencher um formulário, informando seus dados pessoais e enviando uma foto. Este formulário será avaliado pelo Corpo de Bombeiros, que fará a liberação para o uso.

“Essa avaliação existe para evitar que pessoas que não têm deficiência auditiva utilizem o aplicativo. Isso poderia gerar confusão ao nosso atendente de emergência. A gente vai avaliar para evitar fraudes. Se tiver tudo certo, o cadastro será aprovado e, após a aprovação, quando o usuário acessar o aplicativo, de imediato aparecerá a tela para ele solicitar socorro para emergência”, explica o primeiro-tenente.

O aplicativo, segundo Massarani, é simples e intuitivo. Utilizando o smartphone e sem precisar fazer uma ligação, o usuário surdo e/ou mudo poderá acionar o Corpo de Bombeiros para atender a diversos tipos de ocorrências: desde a proliferação de insetos a atendimento pré-hospitalar ou incêndios. Além disso, para orientar ao atendente da Central de Emergências, o aplicativo possui reconhecimento da localização do usuário.

Um protótipo do aplicativo foi desenvolvido por programadores em 2016, durante o Hackathon, uma maratona de programação. Depois disso, a Divisão de Tecnologia da Informação do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina aprimorou o protótipo, com auxílio da comunidade de surdos do estado e de profissionais que trabalham com Libras. “Fizemos diversas reuniões para desenvolver uma solução que atendesse minimamente a demanda. Agora a gente continua evoluindo a aplicação, pois um software nunca para de evoluir.”

Este é o primeiro lançamento de um aplicativo dessa natureza feito em todo o país. Como trata-se de uma tecnologia de software livre, o código fonte ficará disponível, gratuitamente, para qualquer pessoa ou instituição que queira utilizar ou aprimorar o sistema.

“Esta é uma forma da gente, enquanto instituição pública, pegar esse esforço que foi investido pela população através de impostos, e fazer valer o investimento. Ele [aplicativo] pode ser utilizado pelo Brasil todo, sem que outra instituição pública precise gastar novamente”, explica.

O SOSurdo foi lançado em 26 de setembro, quando o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina completou 93 anos e data em que é lembrado o Dia Nacional dos Surdos.

clique para comentar

Deixe uma resposta