Geral

Quantidade de feminicídios tem aumentado no Estado

Published

em

Foto: Divulgação

Os números de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte continuam em queda no Estado, porém a quantidade de feminicídios está aumentando. No ano passado, em Santa Catarina, foram registrados 42 casos e, neste ano, do período de 1º de janeiro a 2 de setembro, aconteceram 38 mortes, decorrentes de feminicídio.

Para se ter uma ideia, no ano passado, neste mesmo período, tinham acontecido 25 mortes de mulheres; em 2017, 32; e em 2016, 37. Ou seja, desde 2016, não se registrava tantos feminicídios no Estado. 

A Secretaria de Segurança Pública não tem a quantidade de feminicídios separada por município. O levantamento dessa informação não foi finalizado até o fechamento desta edição, mas a quantidade de homicídios (inclui o número de feminicídio), em Lages, dobrou. Em 2018, foram seis mortes e, neste ano, o número subiu para 12. O período é de 1º de janeiro a 2 de setembro. O município que mais teve queda no número de mortes foi Florianópolis, de 76 no ano passado, para 35 neste ano; seguido por Joinville, que de 62 em 2018, foi para 45 neste ano.

Um caso que chamou a atenção esta semana foi o de Natália Borges, de 27 anos, morta com 40 facadas, em Araranguá. Ela foi encontrada morta em um sofá, pela sogra que mora ao lado, e quando viu a porta da casa entreaberta, entrou no local. Não havia sinais de arrombamento. As facadas foram nas costas e no pescoço.

A Polícia Civil acredita que o crime ocorreu durante a madrugada e que o corpo foi arrastado da cozinha para a sala até ser jogado de bruços no sofá. O caso está sendo investigado.

Queda

Enquanto o número de feminicídios aumentou, a quantidade de homicídios tem diminuído. Em 2018, de 1º de janeiro a 2 de setembro, aconteceram 551 crimes deste tipo em Santa Catarina. No mesmo período deste ano, ocorreram 444 homicídios.

Ouça o podcast sobre violência contra a mulher, clicando abaixo.

clique para comentar

Deixe uma resposta