Geral
Próximo governo de SC confirma redução de 15 para 11 secretarias estaduais
A equipe do governador eleito comandante Carlos Moisés continua a trabalhar em cima da transição de governo, e deve anunciar no dia 30 de novembro como será a reforma administrativa. Enquanto isso, o coordenador do processo de transição, professor Luiz Felipe Ferreira, anunciou a extinção das ADRs, que será via decreto, a partir de janeiro, e também – em primeira mão ao CL – a redução de 15 para 11 secretarias estaduais.
Haverá, também, uma nova pasta que será a Controladoria Geral do Estado. Sobre as outras, contudo, Ferreira ainda não soube informar os nomes ou possível junção de secretarias, o que será divulgado pelo governador eleito nos próximos dias.
Hoje, o Governo de Santa Catarina conta as seguintes pastas: Administração; Agricultura e da Pesca; Assistência Social, Trabalho e Habitação; Casa Civil; Comunicação; Defesa Civil; Desenvolvimento Econômico Sustentável; Educação; Fazenda; Infraestrutura; Justiça e Cidadania; Planejamento; Saúde; Segurança Pública; e Turismo, Cultura e Esporte.
Ferreira já havia dito, em outra oportunidade, que a principal meta, em todas as frentes, é verificar oportunidades para a redução do custeio da máquina pública, uma vez que o comandante Moisés já se comprometeu em não aumentar impostos.
Segundo o professor, são três as prioridades neste sentido: revisão de contratos, renegociação da dívida e revisão de pessoal, com foco especial nos servidores cedidos a outros órgãos, temporários e redução no número de comissionados.