Geral

Programa dá oportunidade de qualificação

Published

em

Maria Eduarda recebeu o certificado ao lado do marido Vinicius - Foto: Bega Godóy

Maria Eduarda Ferreira, de 17 anos, é uma das jovens que viu no Programa Novos Caminhos uma oportunidade de se qualificar para ser admitida no mercado de trabalho. A jovem trabalhou por um ano e meio no Max Supermercado e tem expectativa de ser efetivada. Na quarta-feira (4), ela e outros 19 jovens de 14 anos ou mais, receberam o certificado de seu cursos profissionalizantes.

Durante a solenidade na salão de Júri da comarca de Lages, duas empresas parceiras, a Vossko e o Max Supermercado receberam o selo de “Empresa Cidadã”, pois ofertam trabalho para os adolescentes que frequentam o programa.

A jovem citada no começo do texto, por exemplo, passou por diferentes funções no período que esteve no Max, de Recursos Humanos a reposição de mercadorias. Ela que tem um enteado, o Pedro Henrique, de quatro anos, e a pequena, Sofia Emanuelly, de 9 meses, disse que fez a escolha certa.

“Não fosse a passagem pelo abrigo e pelo Programa, não teria essa oportunidade. Adquiri experiência em várias áreas. Acrescentou muito pra mim. Consegui ajudar meu marido a comprar a nossa casa e um carro“, explica a jovem que mora no Bairro Vila Mariza.

Segundo a oficial da Infância e Juventude, Bianca Maria Sebbem Lima, o objetivo do Programa é profissionalizar os adolescentes que estão em abrigos de acolhimento, os antigos orfanatos. Eles foram destituídos do poder familiar e por um motivo ou outro estão sob a proteção do Estado.

“São jovens que tentamos inserir no mercado de trabalho, fornecendo cursos em parceria com várias a entidades e as empresas que oferecem empregos. Assim, quando eles deixarem o abrigo terão conhecimento suficiente para ingressar no mercado de trabalho”, assegura ela, que atende jovens que estão em situação de vulnerabilidade.

Além de cursos, eles estudam e fazem atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pelo Sistema Fiesc, Sesi, Senai, Fecomércio e Senac. Após concluírem os módulos de capacitação, são encaminhados ao mundo do trabalho (estágio, aprendizagem ou efetivação).

Parceiros

Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Fecomércio, a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

clique para comentar

Deixe uma resposta