Geral
Princípio de incêndio interrompe partida de basquete no Ivo Silveira
Um princípio de incêndio assustou quem acompanhava a partida entre Leoas/Lages e Joinville, válida pelo Estadual Sub-19 de Basquete Feminino, na noite de terça-feira (30), no Ginásio Ivo Silveira, em Lages.
Era por volta das 21 horas, e faltavam cerca de oito minutos para o fim da partida, quando alguns profissionais da imprensa que acompanhavam o jogo começaram a sentir cheiro de fumaça. Não demorou para que notassem que o odor vinha de um refletor.
“Primeiro a gente notou que desligaram alguns refletores, a quadra ficou mais escura e começou um cheiro de fumaça. Fomos ver e estava saindo fumaça do refletor, em seguida vimos o fogo. Nossa preocupação era se o fogo chegasse na madeira, aí se espalharia rápido”, conta o fotógrafo Fom Conradi. Segundo ele, o fogo foi contido por um árbitro, que usou um extintor.
De acordo com o superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Renato Nunes de Oliveira Junior (Renatinho), o princípio de incêndio foi em um reator que superaqueceu. Corpo de Bombeiros e a Celesc foram acionados e a partida foi interrompida por cerca de 10 minutos, até que os responsáveis confirmassem que não havia mais risco. Após a confirmação, a partida foi retomada. Renatinho destaca que um eletricista esteve no local, na manhã desta quarta-feira (31) e apresentará um laudo sobre as condições da rede elétrica.
Na hora do ocorrido, cerca de 100 pessoas estavam no ginásio, que não precisou ser esvaziado, porém, todas as portas de saída foram abertas para dissipar o cheiro de fumaça. O Ginásio Ivo Silveira passou por reforma que foi concluída no primeiro semestre de 2016, cerca de três anos após seu início.
Segundo Renatinho, o equipamento que pegou fogo não havia sido contemplado pela obra. “Na reforma foram trocados os refletores de cima. Os debaixo, que é onde fica o que aqueceu, não foram trocados”, conta.
Segundo o superintendente, os alvarás de funcionamento do ginásio estão todos em dia. Ele afirma que o Atestado de Vistoria de Regularização, emitido pelo Corpo de Bombeiros, vence em 29 de agosto deste ano. Já os alvarás de Engenharia e de Incêndio são válidos até 2020.