Geral
Primeira prova do Enem é neste domingo
É neste domingo (3) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e os estudantes que fizeram as inscrições devem ficar atentos às principais regras e informações antes das datas da prova.
O exame que acontece em dois domingos consecutivos está agendado para os dias 3 e 10 de novembro. Em Lages, a estimativa é de que 4,9 mil alunos participem das provas, a qual será realizada em dois locais, no Centro Educacional Vidal Ramos Júnior e no Centro Universitário Unifacvest.
O Inep recomenda que os participantes cheguem ao local com antecedência. Os portões abrirão ao meio-dia, e serão fechados às 13h. Com duração de cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo, a saída será permitida somente duas horas depois do início do exame. Podem participar alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.
É necessário levar um documento oficial de identificação com foto, como RG, passaporte, carteira de trabalho, CNH, certificado de reservista ou outros que constam no edital do Enem.
Não é permitido apresentar versão eletrônica ou cópia autenticada do documento de identificação. Além dos documentos, o candidato não pode se esquecer da caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta.
Conforme o Inep, é proibido levar boné, chaves e fones de ouvido, lápis, lapiseira, corretivo, caneta de material não transparente e borracha e dispositivos eletrônicos.
Se o estudante levar o celular, ou algum outro objeto que não poderá ser usado durante a prova, receberá um envelope porta objetos para guardá-lo e desliga eletrônicos antes mesmo de entrar na sala de aplicação do exame.
O envelope é lacrado, identificado e mantido sob a carteira até a saída definitiva da avaliação. Mesmo que guardado no envelope, o participante é imediatamente excluído do exame se houver algum sinal de toque de celular ou funcionamento de quaisquer aparelhos eletrônicos.
Sobre as provas
Serão quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação discursiva. Divididos por temas, os cadernos das provas totalizam 180 questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.
Nesta edição, as avaliações de Linguagens e Ciências Humanas e a prova de Redação vão ser aplicadas no primeiro domingo (3). Já as provas de Ciências da Natureza e Matemática vão acontecer no dia 10.
A publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões será no dia 13, já os resultados individuais serão divulgados em janeiro de 2020 para os estudantes que terminaram o ensino médio.
Os participantes que não irão concluir o ensino médio em 2019 terão acesso às notas apenas em março de 2020. Em março também serão divulgados os espelhos da Redação.
Criado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1998, o Enem é hoje uma prova utilizada para avaliar o conhecimento dos estudantes e possibilitar o ingresso no ensino superior, seja via Sisu, ProUni, Fies ou entrada direta na faculdade.
Além disso, o resultado da prova também pode ser utilizado para dar acesso a universidades portuguesas conveniadas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) ou a faculdades brasileiras privadas.
Para mais informações sobre o exame, basta acessar o portal enem.inep.gov.br/