Geral

Previsão de frio intenso para o fim de semana

Published

em

A chuva congelada foi mais frequente do que a neve, na sexta-feira, em São Joaquim - Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação

Conforme o previsto, além de chuva congelada (quando a neve derrete e recongela antes de cair no chão) e alguns flocos de neve também puderam ser observados na cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense, ainda na manhã de sexta-feira. Na ocasião a cidade chegou a registrar temperaturas próximas de 0ºC. À tarde, o fenômeno também foi visto nos municípios de Urupema e Bom Jardim da Serra.

Para o fim de semana, segundo a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina, as temperaturas seguem baixas em todas as regiões do Estado, devido à massa de ar polar, com formação de geada ampla nas áreas altas. No fim de semana, a mínima pode chegar a 9°C negativos com formação de sincelo nas áreas mais altas.

Na Serra Catarinense, a mínima será próxima de 7°C negativos em Urupema e 5°C negativos em São Joaquim. No Litoral, temperatura mínima de 3°C a 6°C. O avanço de uma intensa massa de ar polar favorece um dia de tempo firme com sol e poucas nuvens na maioria das regiões.

No domingo (4), uma intensa massa de ar polar atua sobre Santa Catarina, inibindo a formação de nuvens e favorecendo um dia de céu claro a poucas nuvens em todas as regiões. O frio continua ao amanhecer com formação de geada ampla em todo o Estado entre a madrugada e manhã. Temperatura mínima próxima e abaixo de 0°C em boa parte do Oeste, Meio Oeste e parte do Alto Vale do Itajaí. A temperatura mínima prevista é de 9°C negativos em Urupema e 7°C negativos em São Joaquim. No Litoral, temperatura mínima de 2°C a 6°C.

Neve, sincelo ou chuva congelada?

Neve: A neve é um fenômeno meteorológico que acontece quando as nuvens se encontram com temperatura inferior a 0°C, desse modo, o vapor de água se condensa formando cristais de gelo transparentes, que podem apresentar diversas formas. A mais comum é a de flocos.

Chuva congelada: Ocorre quando a neve que cai da nuvem, passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, e volta a encontrar uma camada de ar frio, e recongela antes de chegar à superfície, formando os pequenos aglomerados de gelo. Pode-se dizer que é o estágio inicial da neve antes de chegar na sua forma mais tradicional em flocos.

Chuva congelante: É semelhante à chuva congelada. A única diferença é que a neve derrete e congela em contato com a superfície.

Sincelo: É o congelamento natural de um forte nevoeiro ao tocar a superfície, ou seja, o sincelo se forma e não é um fenômeno que cai do céu, como a chuva. Ele também não deve ser confundido com a geada. Geralmente, pode ser observado na vegetação.

clique para comentar

Deixe uma resposta