Geral
Potencial da agricultura familiar
São José do Cerrito, 31/05/2010, Correio Lageano
Agricultores e artesãos de São José do Cerrito participaram da segunda edição da Feira Sustentável, em Joinville.
A Associação Cerritense de Artesãos (ACA) participou da II Feira Sustentável – Agricultura Familiar, Economia Solidária, Pesca, Reforma Agrária e Energias Renováveis; realizada na cidade de Joinville.
O evento foi promovido pela delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e superintendência do Incra de Santa Catarina e contou, este ano, com a co-participação da prefeitura de Joinville, por meio da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho, Banco do Brasil, Itaipu Binacional, Tractebel Energia. A iniciativa teve também o apoio de diversas entidades públicas e privadas ligadas ao meio rural e à cultura.
A feira contou com cerca de 300 expositores e 30 estandes institucionais e teve como principal objetivo apresentar ao público dos grandes centros urbanos de que forma a produção de agricultores familiares pode contribuir para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina, sobretudo pela adoção de novas tecnologias e energias renováveis.
De acordo com os participantes, no local, foi possível encontrar uma variedade de produtos da agricultura familiar, como hortifrutigranjeiros, conservas, queijos e salames, produtos de origem pesqueira e, também, peças artesanais que representam a cultura do povo catarinense.
Participaram do evento agricultores de toda a região de Lages. São José do Cerrito esteve presente por meio de representantes da associação de artesãos do município, agentes de leitura representando o conjunto de Arcas das Letras presentes nas 12 ADMs e produtores de vinho e suco de uva orgânicos.
No retorno, os participantes do evento declararam ter apreciado a experiência de vivenciar um evento tão importante para promoção e divulgação da agricultura familiar.
foto:Epagri/divulgação