Geral
População conectada até dentro do ônibus
Ele já faz parte do dia a dia, há quem acorde e a primeira coisa que faça é olhar as notificações em seu smartphone. No Brasil, 230 milhões de celulares estão ativos, o que reflete no cotidiano da população que está cada vez mais conectada e utilizando da internet para acessar suas mídias sociais, ouvir uma música, ficar atualizado com as notícias ou até mesmo fazer trabalhos. Os brasileiros passaram mais de três horas por dia usando o celular em 2018. Essa média colocou o país em 5º lugar no ranking global de tempo despendido com esse aparelho. O dado é do relatório Estado de Serviços Móveis, elaborado pela consultoria especializada em dados sobre aplicativos para dispositivos móveis App Annie, considerado um dos mais completos do mundo.
Em Lages, não é diferente de outras cidades do Brasil, basta sair na rua, andar de ônibus para perceber que o celular está nas mãos do usuário. Jakli Fraga Pereira, de 27 anos, é cuidadora de idosos, utiliza diariamente o transporte coletivo da Transul e também seu celular. O aparelho é o companheiro para se distrair durante o deslocamento dos pontos de partidas e chegadas. Para ter acesso à internet, ela utiliza os próprios dados móveis, mas, agora, vai poder poupar seus créditos, pelo menos dentro do ônibus. Isso porque, desde a última terça-feira (6), a Transul disponibiliza aos clientes acesso gratuito à internet, por meio de wi-fi. Jakli só soube dessa disponibilidade depois de ser questionada pelo Correio Lageano sobre a conectividade, assim, ela logo pegou o celular e conseguiu se conectar.
Há quem ainda não saiba, mas ao entrar em um dos ônibus da Transul, basta ligar o wi-fi do celular que a rede TRANSUL (número da linha) irá aparecer, depois disso, é só fazer um cadastro com e-mail, nome, CPF e senha própria, assim, os próximos acessos serão automáticos, mesmo se entrar em outras linhas.
De acordo com o motorista-monitor, Carlos Roberto da Silva, atualmente, 26 veículos operam em fase de teste, mas enfatiza que pelo menos um ônibus de cada linha já conta com sinal de internet. Na fase final de instalação, 35 ônibus terão internet.
Por estar nesta etapa de verificação de sinal, Silva pede para que, ao identificar um problema, o usuário notifique Transul, para que assim o serviço possa ser entregue com qualidade. O modelo de ofertar internet no ônibus foi trazido das cidades de Itajaí, em Santa Catarina; e Campo Largo, no Paraná. “O feedback do usuário é muito importante para que possamos acompanhar como está o processo. Cada ônibus possui um modem e um roteador, assim, quando se desloca, o aparelho fica buscando uma antena, o que pode ocorrer de cair o sinal, mas em seguida estabiliza,” explica o motorista-monitor.
A proposta de instalar internet nos ônibus é para atrair os usuários ou fazer com que, pelo menos, os que já usam, permaneçam com o transporte coletivo, já que nos últimos anos percebeu-se uma queda no número de passageiros.