Geral

Pomares são atingidos por granizo em São Joaquim

Published

em

Segunda-feira (24) pela manhã, ainda era possível ver a quantidade de granizo que ficou retida na telas, no pomar em Pericó - Foto: São Joaquim Online/ Divulgação

Nesta estação, o forte calor torna favorável a condição de temporal, com intensas rajadas de vento e granizo isolado, em algumas regiões do Estado. Assim como ocorreu no interior de São Joaquim, na noite de domingo (23). Pelo menos seis localidades foram afetadas pelo temporal. Houve até registro de que queda de árvore.

Segundo o secretário-executivo da Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina (Amap), Maurício Montibeller, era por volta das 21h quando começou uma forte trovoada, acompanhada de vento forte e granizo, que atingiu os pomares das localidades de Cadete, Santa Isabel, Serrinha, Monte Alegre, Pericó e Morros Altos.

Além do vento forte com granizo, que arrancou as telas dos pomares, houve queda de árvores e uma parte de um galpão foi destelhada na localidade de Cadete. Não ninguém ficou ferido.

Até a manhã de segunda (24), ainda não havia um levantamento exato dos prejuízos causados pelos fortes ventos e granizo nos pomares, principalmente de maçã. “Há preocuparão, já que nesta estação, é o período em que as macieiras estão brotando e florescendo” disse.

No caso de São Joaquim, ele explica que mesmo que a maioria dos pomares tenha tela de proteção, alguns podem ter sido mais prejudicados. Pois proteções foram arrancadas pela força do vendo ou devido ao acúmulo de pedras.

Contudo, somente depois de 48 horas, os possíveis danos na brotação e floração das macieiras podem ser analisados. “Ainda não fizemos uma análise técnica para verificar os prejuízos causados” conta. Maurício ressalta que a brotação das macieiras está um pouco atrasada, em relação aos anos anteriores, como isso acredita que os impactos nos pomares são menores.

Condição do tempo

A semana seguirá com tempo instável em Santa Catarina. Uma frente fria tende a ir embora. Só que outros sistemas seguirão organizando a nebulosidade e favorecendo a formação de chuva frequente e temporais localizados nos próximos dias, segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz.

Hoje, a previsão indica chuva na madrugada, especialmente no Planalto Norte. No decorrer do dia, nebulosidade variável com aberturas de sol e condição de pancadas de chuva do Oeste ao Litoral Sul. Risco de temporais localizados com granizo. Temperatura elevada com sensação de ar abafado.

clique para comentar

Deixe uma resposta