Geral
Polícia norte-irlandesa frustra outro atentado dos dissidentes do IRA
Dublin (Irlanda), 24/06/2010, (EFE)
A Polícia norte-irlandesa (PSNI) frustrou outra tentativa de atentado de dissidentes do inativo Exército Republicano Irlandês (IRA) cujo objetivo era "assassinar" membros das forças de segurança, segundo informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.
Homens do Exército britânico examinam desde terça a bomba colocada na localidade de Keady, no condado de Armagh, que fazia parte de uma armadilha dos terroristas para atrair aos agentes ao local.
As forças da ordem foram obrigadas a despejar seis casas próximas a um córrego onde um vizinho descobriu um barril de cerveja com cabos pendurados, explicaram as fontes.
O inspetor chefe da PSNI, Ken Mawhinney, assegurou hoje que a bomba foi colocada no sábado, o que podia haver causado também vítimas mortais entre a população local.
"As pessoas que deixaram esta bomba nesta via exposta à passagem das pessoas durante quase 48 horas não têm respeito algum com a vida humana. Não lhes importa a quem ferem ou matam, só querem afundar à população nos obscuros dias do passado", acrescentou Mawhinney.
Na sexta-feira passada, centenas de residentes da localidade norte-irlandesa de Aughnacloy (sul da província) também tiveram de ser evacuados, enquanto as forças da ordem tentavam desativar um carro-bomba carregado com 150 quilos de explosivos e estacionado em frente de uma delegacia. Cerca de 350 pessoas foram obrigadas a pernoitar em uma igreja perto da comissária.
Foto: (EFE)