Eleições

PM vai colocar 100% do efetivo nas ruas durante as eleições

Published

em

Comandantes das unidades policiais da Serra se reúnem para tratar sobre a segurança nas eleições - Foto: Adecir Morais

A Polícia Militar, em Lages, vai reforçar o policiamento durante o primeiro turno das eleições, neste domingo (7). O objetivo é garantir a ordem pública e assegurar que o cidadão vote com tranquilidade. Segundo o comando regional, 100% do efetivo estará nas ruas para assegurar a segurança no pleito.

Ontem, os comandantes das 21 unidades de policiamento da área do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) reuniram-se em Lages para traçar as estratégias sobre a segurança nas eleições. O encontro também serviu para a atualizar os policiais sobre a legislação eleitoral.

Conforme o comandante do BPM, tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos, durante o processo eleitoral, estarão nas ruas policiais de todas as guarnições do batalhão, que vão atuar em parceria com a Justiça Eleitoral. O plano de segurança prevê atenção especial nos locais de votação para a manutenção da ordem pública. Os militares vão atuar, também, na prevenção de crimes eleitorais, como compra de votos e transporte clandestino de passageiros. A tropa também vai acompanhar os desdobramentos no pós-eleição, objetivando a manutenção da ordem pública.

Antes do pleito, estão previstas ações preventivas nos municípios da região, com barreiras policiais e abordagens em bares. Estas medidas têm como principal objetivo apreender armas e tirar de circulação foragidos da justiça, por exemplo. “O objetivo é fazer com que a população sinta a presença ostensiva da PM na região”, disse o comandante Alfredo.

No interior

A programação também prevê trabalho de patrulhamento no interior dos municípios, com foco principal nas seções de votação. Esse trabalho será feito por militares da Polícia Ambiental.

Polarização

O comandante observa que vê com preocupação o acirramento do debate político nestas eleições, principalmente nas redes sociais. Por este motivo, afirma que os policiais estão em alerta e, se for preciso, vão agir para manter a ordem pública. “Os ânimos estão exaltados e isso nos preocupa. Então, pedimos que o eleitor tenha uma postura conciliatória e saiba respeitar a escolha do outro.”

Polícia Civil e PF também reforçam a segurança

A Polícia Civil (PC) da região também planeja um esquema especial de segurança nesta eleição. O órgão vai atuar com, aproximadamente, 40 policiais em toda a área da 8ª Delegacia (abrangência desde Alfredo Wagner até Abdon Batista). Uma equipe atuará junto à sede da Justiça Eleitoral, em Lages, para o apoio necessário, a fim de atender às demandas que surgirem.

Além disso, serão feitas inspeções junto às seções eleitorais, para verificar o andamento do pleito. A Central de Polícia estará atuando com equipe de plantão (delegado, escrivão e agentes) para o atendimento das ocorrências. Já nos municípios da região, as Delegacias de Polícia estarão com plantão permanente.

Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) também montou um esquema especial de segurança neste pleito. Nesse dia, o agentes vão circular pela cidade de Lages para a prevenção de possíveis crimes eleitorais.

clique para comentar

Deixe uma resposta