Geral

PM faz operação especial em pontos críticos

Published

em

Ao todo, 126 pessoas foram abordadas em toda a operação - Foto: 6ºBPM/ Divulgação

Com o intuito de coibir homicídios, roubos, furtos e tráfico de entorpecentes em pontos estratégicos de Lages, a Polícia Militar desenvolveu, entre os dias 22 e 29 de janeiro, a Operação Choque de Ordem 1. Em oito noites, foram realizadas rondas ostensivas, patrulhamento, barreiras policiais, abordagens em bares e varredura.

A operação surgiu após a PM identificar os pontos mais críticos e sensíveis à violência na cidade. “O batalhão decidiu fazer a operação porque avaliamos que alguns indicadores estavam aumentando, como furto, roubo, tentativa de homicídio.

Fizemos a operação em pontos estratégicos da cidade para diminuir e controlar estes indicadores”, explica o tenente Valdir Cristóvão de Oliveira Júnior. Centro, Promorar, Habitação, Santa Helena, Sagrado Coração de Jesus, Guarujá, Copacabana, Universitário e Várzea foram os bairros que receberam a operação.

As ações desenvolvidas em cada bairro tinham relação com o tipo de ocorrência mais comum em cada um. Alguns receberam apenas o policiamento ostensivo, visando a aumentar a sensação de segurança da comunidade local.

Em outros, o foco foi na abordagem de pessoas e veículos e também em bares. “Teve bairro que a gente focou em varreduras, nos períodos da noite e madrugada, para coibir tráfico de entorpecentes, receptação e até furtos. Em vários pontos a gente fez barreiras policiais, para, justamente, ocupar o espaço e abordar as pessoas que transitam na cidade e tenham, talvez, a intenção de cometer crimes”, explica Cristóvão.

Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão durante as abordagens; uma arma de fogo localizada em uma varredura foi apreendida; e foram realizadas duas prisões em flagrante por tráfico de entorpecentes.

Ao todo, foram 239 autuações de trânsito e ocorreu a remoção de 33 veículos por diversas irregularidades, como falta de equipamento de trânsito, licenciamento vencido, motorista com carteira vencida ou sem carteira, dentre outros.

Durante toda a operação, 126 pessoas foram abordadas pela PM. Cristóvão ressalta que, graças às ações da operação os suspeitos de duas tentativas de homicídio, cometidas no último fim de semana no Promorar, foram presos em flagrante.

Ação corretiva

No decorrer do ano, sempre que forem identificados indicadores negativos de violência em bairros específicos ou em regiões da cidade, a Operação Choque de Ordem será desencadeada. “A gente teve um ano com crimes que acabaram preocupando a comunidade e, pra dar essa resposta, fizemos a operação. A ideia, agora, é, com apoio de tecnologia, fazer mais operações caso a gente identifique que os indicadores criminais estão aumentando em determinado local.”

Drones

Durante a Operação Choque de Ordem 1, os policiais contaram com a utilização de um drone como apoio na execução das ações. “Foi usado para o monitoramento de vários pontos da cidade, a fim de identificar situações suspeitas, fazer levantamento de área, apoio às operações para ter visão mais ampla do espaço”, explica o tenente.

Outros batalhões da PM no Estado já utilizam o drone como apoio e, a partir da experiência na Operação Choque de Ordem, os policiais de Lages também vão incorporar o equipamento coimo suporte às atividades. O drone será utilizado, dentre outras funções, em pontos de observação e para monitoramento de áreas residenciais, afim de coibir furtos e roubos.

Operação Choque de Ordem em Números

  • 20 barreiras policiais montadas
  • 4 mandados de prisão cumpridos
  • 1 arma de fogo apreendida
  • 13 bares abordados
  • 2 prisões em flagrante por tráfico de entorpecentes
  • 239 autuações de trânsito
  • 33 remoções de veículos por irregularidades
  • 126 pessoas abordadas em toda a operação
  • 20 policiais envolvidos em cada noite da operação
clique para comentar

Deixe uma resposta