Esportes
Pilotos vão ao limite no Desafio Extreme
Cerca de 30 pilotos e seus auxiliares, os chamados “zequinha”, serão levados ao limite na 3ª edição do Desafio Extreme Lages, que acontece no sábado e domingo, no estacionamento externo do Lages Garden Shopping.
A prova é uma competição de Toyotas Bandeirante, Troller’s e Jeep’s modificados (gaiolas), que acontece em pista fechada com obstáculos. Ao fim de dois dias, vence quem completar toda a pista no menor tempo.
Os pilotos são de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo e, para a competição, estão divididos em três categorias: Stock – para veículos com pneus de até 38.9 polegadas (cerca de 90 centímetros), Master – até 41.9 polegadas (entre 90 centímetros e 1,05 metro), e Monster – acima de 42 polegadas (pneu com mais de 1,15 metro). Cada piloto precisa completar quatro vezes a pista, sendo duas no sábado e duas no domingo.
Paloma Telli, que é membro da equipe organizadora do evento, a Picumã, explica que a soma dos menores tempos realizados por piloto em cada dia, será usada para definir a classificação final e, consequentemente, os vencedores de cada categoria.
Piloto e zequinha vão enfrentar muita lama, buracos com até três metros de profundidade e passam por uma pilha de tubos de concreto, além de elevações de terra. Para receber a prova, foram necessários 10 dias para transformar o pátio do estacionamento do shopping em uma pista de competições. “Já está tudo pronto desde domingo. Na hora da prova, a dupla só vai contar com o veículo e a experiência com o guincho dianteiro”, comenta Telli.
Nesta sexta-feira (22), a partir das 18 horas, acontecem os treinos livres, que terão entrada franca para o público. A competição será das 9 horas às 18 horas de sábado e domingo e a entrada custará R$ 10 por pessoa, mas crianças até 7 anos não pagam. Para maior conforto do público, haverá arquibancada coberta, além da comercialização de bebidas e comida (food truck).