Geral

Paternidade responsável muda de endereço

Published

em

O Instituto Paternidade Responsável, que atua no reconhecimento de paternidade e com técnicas de justiça restaurativa para solução de conflitos, mudou de endereço. Agora, a entidade atua na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em frente ao Centro de Ciências Jurídicas, na sala 2142, em Lages. A nova estrutura, por enquanto atenderá no período da tarde, a partir das 14 horas, mas provavelmente abrirá na parte da manhã. Quem quiser mais informações sobre o funcionamento, pode ligar no telefone 49-3227-0943.

Como o instituto está dentro da universidade, há possibilidade de se criarem parcerias com os cursos, principalmente Direito, Serviço Social e Psicologia. A ideia é que os alunos participem das atividades, atuando inclusive como estagiários, segundo o articulador comunitário, Marciano Correa. “Poderemos fazer mutirões de reconhecimento de paternidade”, espera.

Ele conta que não tinha como manter o atendimento no Fórum, pois somente as empresas Zapellini e Transul apoiam o instituto, e não tinham recursos para pagar aluguel. Através da Secretaria Municipal de Assistência Social foi possível fazer essa parceria com a universidade.

Convênio

Os exames de DNA que passam por todas as comarcas do Estado são encaminhados para o instituto, que repassa para o laboratório de análises genéticas, que fica no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc), em Lages. O convênio é renovado todo ano e agora está mantido até o dia 30 de julho.

O laboratório é o único do Estado que faz o serviço de forma gratuita e o instituto é reconhecido nacionalmente pelo trabalho de reconhecimento de paternidade. A parceria entre ambos é fundamental para que os exames aconteçam. “É essencial que este trabalho não pare, pois muitas pessoas dependem dele”, comenta a presidente do instituto, Rosane Wiggers.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta