Geral
Parte de viaduto principal de Brasília desaba no Centro da capital federal
Uma parte de um viaduto da principal via de Brasília – o Eixão Sul – desabou há pouco no Centro da capital federal. Uma viatura do Corpo de Bombeiros já está no local. Não há, até o momento, informações sobre vítimas no local.
A estrutura fica perto do Setor Comercial Sul e do Setor Bancário Sul. O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, chegou ao local para acompanhar as ações.
O desabamento ocorreu por volta do meio-dia desta terça-feira (6) em um local de grande circulação, atingindo parcialmente um restaurante. O local é usado como estacionamento pelas pessoas que trabalham em prédios próximos. Os motoristas foram autorizados a fazer a retirada dos veículos que estão perto da parte que desabou.
A ambientalista Gabriela Canto Pires Santos Savian mora e trabalha longe de onde aconteceu o acidente. “Eu passei uma vez neste lugar. É um lugar em que passam muitas pessoas. Em Brasília tem grande avenidas e em baixo tem tuneis que as pessoas passam por baixo, caminhando. É um local que interliga o setor comercial com setor de autarquias, com acesso ao metrô”, comentou.
O coordenador geral da Defesa Civil, em Brasília, Mushue Hampel, comenta que a queda ocorreu bem próximo a Esplanada dos Ministérios e passa pelo todos os dias, inclusive passou por lá nesta terça.
Segundo a Agência Brasil, não há ainda qualquer informação sobre se o acidente tem relação com essas chuvas. A parte do viaduto que desabou é toda faixa da pista no sentido Asa Norte. Neste momento, o eixo rodoviário está interditado ao tráfego.
Em 2013, uma auditoria do Tribunal de Contas do Distrito Federal detectou fragilidades em diversos monumentos de Brasília, entre elas o viaduto. Na oportunidade, a equipe de vistoria recomendou que a obra fosse reformada.