Geral
Pagamento do 13º salário motiva golpe
Com a proximidade do pagamento do 13º salário as tentativas de golpe se proliferam. Aproveitando a data onde as pessoas planejam como gastar. Criminosos passam a agir e estão ligando para as pessoas dizendo que elas estão com seu nomes negativados, fazem propostas de negociação para acertar o débito e até uma conta bancária repassam para o depósito e quitação posterior.
Para não cair no golpe, o executivo do Procon em Lages, Júlio Borba, orienta as pessoas a procurarem a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e verifiquem a sua situação ao tirar extrato de Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e se realmente estão em débito com alguma empresa.
Ele disse que as abordagens acontecem via celular, telefone fixo, e-mail e redes sociais. “Recebemos nas últimas semanas várias reclamações de consumidores”. explica ao destacar que foram cerca de 10 supostas vítimas. Para ele a data é propícia porque
as pessoas seguem a risca o conselho de pagar as dívidas velhas e depois fazer novas e, nessa ânsia, acabam caindo no golpe. Na Polícia Militar a informação é que não houve registro de Boletim de Ocorrência.