Geral
Obra na SC-114 deve ser retomada dia 2 de abril
Está prevista, para o dia 2 de abril, a retomada da obra na SC-114, entre Lages e Otacílio Costa. Em janeiro, o consórcio SBS-Dalba, responsável pela execução do projeto paralisou os serviços e pediu ao Governo do Estado de Santa Catarina um aditivo de R$ 8 milhões, sendo que o custo total é de 77 milhões.
Apesar de o governo afirmar que a obra não teria parado nesse período, o Correio Lageano percorreu todo o trajeto no mês de fevereiro e constatou que não havia trabalhadores nem máquinas no trecho.
A obra, segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura, está em 92% concluída e os 8% que faltam dizem respeito à camada final do pavimento. Até agora, foram concretados 29,5 quilômetros, restando 3,5 quilômetros para terminar. Depois desta fase, será feita as sinalizações horizontal e vertical.
A ideia é encerrar as obras antes de julho, segundo o secretário regional da Agência de Desenvolvimento (ADR), de Lages, João Alberto Duarte.Ele conta que a obra na SC-114, entre Painel e Lages também será retomada na segunda-feira.
Estrutura
São 36 quilômetros entre a BR-282 e Otacílio Costa que serão feitos de concreto armado, um modelo de pavimentação usado por ser mais resistente ao intenso tráfego de caminhões. A vida útil dessa pavimentação deverá ser de no mínimo 20 anos. Para que não ocorram problemas na pista nesse período, estuda-se a colocação de uma balança para controlar o peso dos caminhões.
Em relação às canaletas implantadas ao longo do acostamento, o secretário afirma que permanecerão, a fim de possibilitar o escoamento da água. Alguns motoristas têm receio de que contribuam para a perda de controle do veículo em caso de o veículo ir para o acostamento de forma abrupta. “O que será feito é um nivelamento depois do acostamento,”, explica João Alberto. A ordem de serviço foi assinada em agosto de 2016, e, a obra começou em janeiro de 2017.