Geral
Novos agentes comunitários de saúde de Painel serão convocados
Os moradores do município de Painel, na Serra Catarinense, estão insatisfeitos com a falta de agentes comunitários de saúde. No mês de agosto, o município realizou processo seletivo destinado ao preenchimento de seis vagas temporárias e formação de cadastro reserva para o cargo, mas, até agora, mesmo com a homologação do certame, ninguém foi convocado. A prefeitura diz que a contratação está em andamento e que a situação será normalizada nos próximos dias.
Além da Unidade Básica de Saúde Central, nas localidades de Lava Tudo, Mortandade, São Miguel, Casa de Pedra/Farofa estão sem o acompanhamento médico desde o encerramento dos contratos que venceram em outubro. A situação tem gerado descontentamento por parte dos moradores e também das pessoas que foram aprovadas no seletivo.
A Administração Municipal, por meio do departamento Jurídico, explica que nos próximos dias os seis agentes de saúde serão convocados. O processo seletivo tem validade de um ano e, neste caso, venceu em outubro deste ano, por isso, foi necessário demitir os anteriores para depois admitir os novos profissionais. A relação de convocações e lista de espera foi publicada no dia 6 de novembro.
“O processo está dentro do prazo. Só dependemos da entrega de toda a documentação necessária por parte dos convocados”, disse o procurador do município, Mauro Melo Vieira.
De acordo com a comunidade, o serviço prestado pelos agentes de saúde é muito importante, uma vez que dão o suporte necessário, principalmente aos mais necessitados.
“Os agentes fazem todo trabalho de visita, solicitações, medicamentos, agendam consultas e entregam exames, além daqueles casos de pacientes acamados que as visitas são mais recorrentes. O serviço está parado”, desabafou uma moradora que prefere não se identificar, através do perfil do Facebook do Correio Lageano.