Geral
Novo presidente das Filipinas assume cargo
Manila, 30/06/2010, (EFE)
O presidente das Filipinas, Benigno Aquino, assumiu nesta quarta-feira seu cargo para um mandato de seis anos com o desafio de reduzir a pobreza, pôr fim à corrupção e lutar contra a violência que afeta várias regiões do país
Benigno Simeon Cojuangco Aquino III insistiu durante seu discurso inaugural, de cerca de 20 minutos de duração, que seus objetivos são readquirir a credibilidade no Governo, transformar as Filipinas em um lugar atrativo para o investimento e acabar com a corrupção, um dos temas centrais de sua campanha.
O novo líder filipino realizou várias menções durante sua alocução ao legado de seus pais, especialmente ao considerado mártir da democracia Benigno Aquino, assassinado em 1983, e a Corazon Cojuangco, primeira presidente do país após o restabelecimento da democracia em 1986.
A posse de Aquino, que substitui Gloria Macapagal Arroyo no cargo, reuniu centenas de milhares de pessoas em parque no centro de Manila, sob estritas medidas de segurança por temor a ataques por parte dos rebeldes comunistas ou grupos terroristas islâmicos.
O Governo formado pelo novo líder inclui "uma mistura de novos e velhos rostos", segundo suas próprias palavras. Entre os membros estão vários membros do Governo de Arroyo que renunciaram em 2005 após um escândalo que ligava a presidente a uma fraude eleitoral.
Aquino assegurou que criará uma "comissão da verdade" para investigar as supostas irregularidades cometidas por Arroyo e os membros de seu Governo.
Foto: (EFE)