Geral
Nova Painel vai transformar a economia da região
Casas de madeiras, sem muros, janelas e portas abertas para o sol entrar e poucas pessoas na rua. Painel, a pequena e pacata cidade, com pouco mais de dois mil habitantes, na Serra Catarinense, pode mudar de cara nos próximos anos.
O prefeito de Painel, Flavio Antonio Neto da Silva, explica que um empresário o procurou em junho do ano passado para começar as tratativas de compra de um terreno. Em agosto, no Painelaço, ao patrocinar o show do cantor Leonardo, o empresário divulgou o novo empreendimento. Serão 150 hectares, que compreenderão um condomínio de luxo e um centro comercial e de lazer.
Essa é a promessa do empresário Hélio Ribeiro, que encontrou em Painel um forte potencial econômico para a instalação de um condomínio de luxo, um resort e águas termais. No total, o empresário deve investir R$ 20 milhões na cidade. As obras estão previstas para iniciarem no segundo semestre de 2019 com prazo de finalização até final de 2020. O impacto econômico poderá ser observado antes mesmo da entrega da obra. “Vamos empregar o máximo possível das pessoas da cidade, porém, nossa demanda será maior do que a cidade tem, então, certamente, teremos que trazer pessoas de outras cidades também. Mão de obra é da minha empresa e nossos terceiros, porém vai ser composto por alguns ali da cidade também.”
Hélio é do Litoral Catarinense, mas decidiu investir em Painel porque a cidade está no roteiro das cidades mais frias do Brasil, além de estar ao lado de Lages, uma cidade de grande porte que conta com aeroporto e linha comercial. “Além disso, gosto da cidade e sou muito bem recebido pelos moradores e amigos que tenho ali.”
O investimento irá beneficiar o município com 300 lotes, ou seja, mais 300 impostos sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU). O prefeito avalia como positivo, afinal, trará mais arrecadação. “Além disso, mais pessoas, mais consumo, o que irá trazer movimento à economia da cidade além de poder atender aos turistas com hotéis e restaurantes que irão se instalar ao novo centro, gerando, assim, emprego às pessoas que na cidade moram e até mesmo que irão morar ali. Meu projeto conta com mais uma novidade. Foi constatado em estudos, a presença de água termal na propriedade, então, vamos ali implantar um grandioso hotel com piscinas termais e toboágua, para atender turistas o ano todo e, desta forma, marcar Painel no mapa de lugares para visitar não só como ponto estratégico de parada como eu havia dito, mas como a cidade de águas termais da Serra Catarinense.”
Os moradores dividem opiniões. Alguns, inclusive, não acreditam que esse projeto vai se concretizar. Para a proprietária da primeira pousada da cidade, Cimiana Neto Luz, a Nova Painel, os novos investimentos trarão benefícios, inclusive, para seu negócio. Ela acredita que com a construção do condomínio, poderá hospedar trabalhadores em sua pousada, além disso, movimenta o comércio local. Vania Maria Arruda, proprietária de um supermercado também avalia instalação do condomínio positivo.
Perfil da empresa
Chel Seven é uma empresa nova, porém com muita experiência no ramo de parcelamento de solo e projetos futuristas e arrojados. “Como meu perfil é muito arrojado e empreendedor, de coragem, adoro desafios. Então, a minha empresa não poderia ser diferente, nos destacamos nas obras que já entregamos também nas parcerias que fizemos e estamos fazendo, nossa logística, operação e execução de obras é referência por contar com ótimos profissionais, maquinário, matéria-prima própria. O que nos garante qualidade e certeza de entrega de obras na data prevista. Nossa meta é atingir, nos próximos 15 anos, o primeiro lugar em loteamentos no Estado de Santa Catarina, com qualidade entrega e estoque,” detalhe Hélio Ribeiro.