Mais um ano, mais um Oscar. Hollywood estava com os olhos voltados na noite de domingo (4) para o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Uma noite com bastante discursos empoderados e, também, a ausência de muita gente que esteve envolvida nos recentes escândalos de assédio sexual.
O que é algo bastante positivo, levando-se em conta que por diversos anos essas pessoas estiveram em evidência e suas atitudes criminosas ficavam nos bastidores.
O destaque da noite foi o filme de Guillermo Del Toro, ‘A Forma da Água’, que ganhou várias estatuetas, entre elas as principais de Melhor Filme e Melhor Diretor.
Del Toro foi enfático em seu primeiro discurso, falando sobre os imigrantes nos Estados Unidos. Depois, sobre o longa-metragem, destacou a importância de contar histórias de fantasia e como as pessoas estão desacostumadas a aproveitar um conto.
Frances McDormand, que ganhou o prêmio de Melhor Atriz, por sua atuação em Três Anúncios Para um Crime, enalteceu o poder da mulher na indústria do cinema e convidou todas as indicadas, independentemente da categoria, para ficar de pé e mostrar a importância de contar histórias femininas. “Nós temos projetos, histórias para serem contadas. Não nos chamem para sair a uma festa, nos chamem para ir ao seus escritórios para conversarmos sobre esses projetos”, disse a atriz.
Outro ponto alto da premiação foi o filme chileno ‘Uma Fantástica Mulher’ ganhar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, sendo o primeiro longa estrelado por uma trans, a atriz Daniela Vegas, a ganhar uma estatueta da academia.
Reparos
Buscando acertas os erros do ano passado, a academia teve grandes sacadas. A maior delas foi trazer novamente os atores Warren Beatty e Faye Dunaway, que erraram o nome do ganhador de Melhor Filme ano passado – chamando La La Land ao invés de Moonlight. Como bem disse o apresentador da noite, Jimmy Kimmel, o que poderia dar errado dessa vez? Nada.
90 anos
Completando 90 anos, o Oscar foi bastante nostálgico e mostrou, a cada categoria, diversas imagens de filmes indicados e vencedores. Ao mesmo tempo em que revisitou o passado, mostrou-se uma premiação madura, capaz de acompanhar as transformações da sociedade.
A atriz Helen Mirren, antes de entregar o prêmio de Melhor Ator a Gary Oldman, destacou essas mudanças. “Dos anos 1960, até o presente, nós testemunhamos e experimentamos tantas mudanças. Na política, na moda, nos filmes, na ciência e na tecnologia… E agora, entre homens e mulheres, seja na vida pública ou privada. E como todos vocês, nós abraçamos algumas dessas mudanças. Lutamos contra novas ideias e novos entendimentos”.
“E o que era considerado inovador, logo se tornou comum”, completou sua colega de palco, Jane Fonda.
Discursos a parte, o Academy Awards não trouxe muitas surpresas, mas agradou. Confira a lista dos premiados:
Melhor Filme
A Forma da Água
Direção
Guillermo del Toro, A Forma da Água
Melhor ator
Gary Oldman, O Destino de Uma Nação
Melhor Atriz
Frances McDormand, Três Anúncios para Um Crime
Melhor Ator Coadjuvante
Sam Rockwell, Três Anúncios para Um Crime
Melhor Atriz Coadjuvante
Allison Janney, Eu, Tonya
Roteiro Adaptado
Me Chame pelo Seu Nome
Roteiro Original
Corra!
Filme em Língua Estrangeira
Uma Mulher Fantástica (Chile)
Documentário
Ícaro
Animação
Viva – A Vida É uma Festa
Efeitos Visuais
Blade Runner 2049
Canção Original
Remember Me, de Viva – A Vida É uma Festa
Trilha Sonora Original
A Forma da Água
Fotografia
Blade Runner 2049
Edição
Dunkirk
Maquiagem e Cabelo
O Destino de Uma Nação
Figurino
Trama Fantasma
Edição de Som
Dunkirk
Mixagem de Som
Dunkirk
Direção de arte
A Forma da Água
Curta de animação
Dear Basketball
Documentário em curta-metragem
Heaven Is a Traffic Jam on the 405
Curta-metragem
The Silent Child