Geral

No Festival da Truta, pratos devem conter produtos da Serra

Published

em

Foto: Pouserra/Divulgação

A quarta edição do Festival Nacional da Truta (Fenatruta), que acontece de 23 de agosto a 29 de setembro, em Urubici, é uma iniciativa da Associação Trade Turístico de Urubici (Pouserra) e de Bom Retiro. Participam do festival 19 restaurantes e vinícolas e que vão usar como prato principal a truta. E para enriquecer mais o festival, a organização quer estimular o uso de um mix de produto típicos da região e que eles criem pratos em harmonia com o peixe. Isso para valorizar os produtos da Serra Catarinense, caso do pinhão, mel,  frutas vermelhas, entre outros. 

O evento permitirá aos visitantes e moradores locais degustarem pratos típicos deste peixe de água doce. Um cardápio especialmente selecionado para agradar ao paladar e aos bolsos, com preços de, no máximo, R$ 49,50 por pessoa. 

Segundo o presidente da associação Pouserra, Antonio de Pádua Paz Andrade, a novidade da edição é o tom mais festivo e técnico. Além do preparo dos  pratos, a carreta gastronômica do Senac ficará estacionada durante os dias úteis do evento, na praça da Avenida Adolfo Konder (Praça do Centro – Matriz ) e na Praça da Esquina, em Urubici. Cada praça contará com uma carreta por 15 dias. Lá serão ministrados cursos de capacitação gastronômica, como preparação de truta, risoto, degustação de vinhos e outros. De acordo com Antonio, os valores dos cursos ainda não foram estipulados, mas ele garante que os preços serão acessíveis. “Quando tivermos a definição dos cursos divulgaremos o valores”, adianta o presidente, que espera  milhares de visitantes durante os quase 40 dias de festival.  

Produção em Santa Catarina 

Santa Catarina é o segundo estado que mais produz trutas, atrás apenas de Minas Gerais. As regiões Sudeste e Sul respondem por 100% do peixe no país, totalizando mais de 2 mil toneladas, em números de 2017, atualizados em setembro do ano passado pelo IBGE. Apenas em Santa Catarina a produção cresceu 30% nos últimos sete anos, conforme dados da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta).

Pioneirismo

A primeira edição do Festival contou com nove restaurantes e mais de 850 pratos comercializados. No ano seguinte, em 2017, o número dobrou: foram 15 estabelecimentos e cerca de 2.000 pratos consumidos. Ano passado, a Fenatruta envolveu 16 restaurantes e foi prestigiado por cerca de 10 mil pessoas.

O lançamento está marcado para 21 de agosto, e o Festival começa oficialmente nos restaurantes dois dias depois e vai até o final de setembro. Como em anos anteriores, neste período, os restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias e pizzarias de Urubici e Bom Retiro, além de pousadas e vinícolas da região, oferecerão pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta.

Restaurantes participantes

Manali, Restaurante La Fondue Muller, Quinta das bromélias 

Armazém Valle das montanhas, Montês, Cascata Véu de Noiva, Bodegão da Serra

Sesc, Paradouro Santo Antônio, Semola, Vó Maris, Colonial, Pousada Curucaca 

Pousada Trinca Ferro, Vinícola Thera, Barba Premium, Casa Negra e Chateau.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta