Geral
Neve chega de forma tímida em São Joaquim
As previsões de meteorologistas se confirmaram e a neve chegou em São Joaquim na Serra Catarinense, durante a sexta-feira (2), foram registradas pancadas de chuva congelada em vários pontos do município. A neve não chegou a acumular, mas divertiu quem estava pela cidade. A previsão para este sábado é que ainda há possibilidade de o fenômeno voltar a acontecer.
No perímetro urbano, houve a maior incidência de chuva congelada com pequenos flocos de neve, denominados de “quirera”, no interior do município, a neve chegou com mais intensidade, e pancadas que chegaram a durar até três minutos, mas, mesmo assim,o gelo não acumulou.
Com o fenômeno, a cidade volta a atrair turistas de diferentes lugares do país. De acordo com levantamento da Secretaria de turismo, a rede hoteleira está 100% ocupada. Há apenas pousadas alternativas disponíveis aos turistas que chegarem à cidade.
Por mais de 40 anos, o casal de médicos do Rio de Janeiro, Tânia Machado e Joaquim Machado, costumam visitar São Joaquim. “O frio nos atrai para cá. Já vimos muita neve e agora estamos aguardando mais”, disse Tânia.
Ademir S. Tesser e sua família vieram da cidade de Biguaçu, no Litoral Catarinense, de motorhome, para a Serra Catarinense. Eles vieram curtir o frio. “Sempre viemos para São Joaquim atrás da neve, nem sempre conseguimos ver, mas estamos ansiosos para que ela caia. Das oito vezes que estivemos aqui, em uma pegamos um grande acúmulo de neve”, disse o empresário Ademir.
Registros
De acordo com o engenheiro agrônomo, da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho do Prado, a neve foi registrada com mais intensidade nas cidades de São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra, os termômetros marcaram temperatura de 0ºC e o frio chegou com força total. Elke alerta que este promete ser um dos finais de semana mais frios do ano
Por Dionata Costa
MICHELE ALVES
04/08/2019 at 20:47
Todos curtindo o frio e arrecadando com o turismo e de olhos fechados para os animais de rua que sofrem com esse clima.