Eleições
Nem todos os lageanos votarão por biometria
Nas eleições municipais que acontecem no dia 4 de outubro deste ano, as cidades da Serra Catarinense, como Lages e Correia Pinto, não terão o uso obrigatório de biometria para o voto. Já os eleitores das cidades de Otacílio Costa, Palmeira, Bocaina, Painel, São José do Cerrito e Capão Alto, é bom ficarem ligados, pois o sistema será obrigatório.
O chefe de cartório da 93° Zona Eleitoral, Marcos Cesar da Costa Duarte, alerta que “quem comparecer na eleição, sem ter feito o cadastro biométrico, terá o título cancelado e não poderá votar.”
Quem ainda não fez o cadastro biométrico ou precisa transferir o título para outro município, tem até o dia 3 de maio para ir à Justiça Eleitoral, na Avenida Belizário Ramos, 3.800, no Centro em Lages. Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. Caso não queira pegar fila, e ser atendido na hora, basta fazer o agendamento pelo site tre-sc.jus.br.
Marcos ressalta que o adolescente que completa 16 anos até o dia da eleição, e pretende votar, já pode pode ir até a Justiça Eleitoral para fazer o alistamento.
O objetivo principal do cadastro biométrico é trazer segurança ao processo eleitoral, a biometria traz agilidade na hora de votar. “É importante ter a identificação biométrica, é apenas mais uma etapa na segurança. Isso impede de uma pessoa votar no lugar de outra”, explica Marcos.
Para mais informações, basta ligar no (49) 3222-8312 ou acessar o site do tre-sc.jus.br.
O que precisa levar para fazer o cadastro biométrico
- Comprovante de endereço em nome do eleitor (conta de luz, ou conta bancária, ou conta de telefone, etc, desde que contenha nome e endereço e seja recente).
- Um dos documentos: RG original ou Carteira de Trabalho e Previdência Social ou carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) ou certidão de nascimento ou certidão de casamento.
Saiba mais
- Não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o primeiro título por não conter nacionalidade/naturalidade.
- O passaporte somente será aceito se for o modelo que contenha também a filiação.
- Todo documento apresentado deve conter nome atual e sem abreviaturas (inclusive de filiação), caso contrário, deverá ser apresentado documento complementar que contenha esses dados.
- Comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título.