Geral

Moradores alegam que elevação irá aumentar problemas de enchente

Published

em

Foto: Andressa Ramos/ArquivoCL

Os alagamentos são problemas recorrentes em Lages, principalmente para quem mora próximo ao Rio Carahá. Basta chover torrencialmente em poucos minutos para que o leito do rio transborde e invada as casas. Na Rua Honorina da Costa Ribeiro, no Centro, não é diferente. Há mais de 30 anos, os moradores desta e das ruas próximas sofrem com a enchente, depois de algumas obras, os pontos de alagamentos mudaram e outras casas passaram a ser inundadas.

O fato é que há um impasse na tentativa de solucionar o problema. Na segunda-feira (8), o Correio Lageano publicou matéria sobre um grupo de moradores que está reunido e pleiteando a reforma da rua para amenizar, ou até mesmo findar o alagamento. Porém,  moradores da rua Otacílio Couto são contrários à obra e pediram para se posicionar, também sem se identificar.

Uma das moradoras explica que há um abaixo-assinado com mais de 40 assinaturas de pessoas que moram nas ruas próximas, pois, segundo o estudo de um engenheiro contratado pelo grupo, as casas destes locais também serão prejudicadas com a construção. Ela relata que não foi procurada para saber se concordava com a elevação da rua. Depois que os moradores observaram as lajotas serem retiradas para dar início à elevação da via, moradores protocolaram na prefeitura e no Ministério Público um pedido para impedir a obra. A moradora comenta que querem amenizar um problema, mas não está sendo visto que serão criados outros, como o aumento no número de ruas alagadas. A solução, segundo ela, é uma obra de retificação no leito e na foz do Rio Carahá.

Na matéria anterior, o engenheiro da empresa executora da obra, Gilson Zago, explica que não há como alagar as ruas próximas, pois já estão em elevação, mesmo assim, diz que não há como garantir que a rua não seja alvo de enchente caso haja um episódio de chuva forte como na década de 1980.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta