Geral
Meteorologia prevê mudança de clima para próximos dias
Com vários dias consecutivos de céu azul e sol, a previsão para o resto dessa semana terá um diferencial, a chuva. Devido sua ausência, a estiagem predomina no Estado, o que consequentemente fez rios e mananciais secar, afetando o abastecimento de água potável.
Além disso, diversos setores, como a agricultura e pecuária, também foram afetados pela estiagem. E mesmo que exista previsão de chuva para quinta (30) e sexta-feira (1), a precipitação não é considerada suficiente para resolver o problema.
Durante esta quarta-feira (29), o sol deve predominar com um aumento de nuvens durante a tarde e noite na Serra Catarinense. Devido a vinda da chuva, a temperatura sofre uma elevação, a máxima deve chegar aos 27°C.
E é na quinta-feira (30) que a chuva deve aparecer, conforme a previsão do Centro de Informação de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).
O sol aparece no período da manhã, mas durante à tarde e noite, na região serrana, existe a condição de chuva fraca e isolada. A temperatura mínima fica entre os 11°C e 15°C e a máxima deve chegar aos 25°C.
Em Lages, a sexta-feira (1) será de tempo instável com mais nebulosidade e chuva isolada. O sol deve aparecer, mas vai disputar espaço com as nuvens. Temperatura sofre uma queda, a mínima prevista é de 14°C e a máxima 20°.
No sábado (2), o tempo volta a ficar estável, com céu encoberto durante a manhã, mas melhorando no decorrer do dia com a presença do sol. Temperatura mínima de 11°C e a máxima de 21°C.
“Tem previsão de chuva, mas não é nada suficiente para amenizar nosso problema de estiagem. Durante a quinta-feira (30) existe a pequena probabilidade de chuva.
O mais provável é durante a sexta-feira (1), e depois na segunda-feira (4) a noite e terça-feira (5) da semana que vem. Devemos nos preparar para o frio intenso da semana que vem”, alerta o engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho.
Na próxima semana o tempo muda em SC
Conforme a nota meteorológica postada no site da Epagri/Ciram, na próxima semana há previsão de mudança mais significativa do tempo em Santa Catarina, com chuva melhor distribuída, seguida de declínio acentuado da temperatura.
Na segunda e terça-feira (04 e 05/05), uma frente fria acompanhada de maiores índices de umidade do ar deve atingir SC, provocando chuva melhor distribuída e temporais localizados. Os maiores volumes de precipitação são esperados para o Oeste do estado.
Depois da chuva, as temperaturas declinam bruscamente, a partir do dia 06/05, com o avanço de uma intensa massa de ar polar para o Sul do Brasil, trazendo temperatura negativa e geada. “Desta vez, a massa de ar frio será mais intensa do que as registradas no mês de abril.
Falta de Chuva
De junho de 2019 a abril de 2020, a chuva acumulada em Santa Catarina ficou em torno de 500mm inferior ao registrado na média histórica. No Meio-Oeste, as chuvas foram 635mm menores durante esse período.
O mês de março foi bastante seco em Santa Catarina, faltando, em média, 100 mm em praticamente todo o estado. Até o dia 22 de abril, Santa Catarina teve algumas chuvas isoladas, porém os valores continuam bem inferiores à média histórica. Inclusive no Planalto Sul, Planalto Norte e Litoral.
“Os meses de abril e maio geralmente são mais secos, porém, até o dia 20 de abril, boa parte do estado apresentou chuvas mais escassas, com até 50mm a menos do que a média histórica”, destaca o meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Correa.
Carlos André
30/04/2020 at 09:34
Mudança de Tempo e não de clima. O tempo é o estado momentâneo da atmosfera. Já o clima é resultante dos tipos de tempo acumulados no periodo de pelo menos trinta anos.